Servidores da saúde de Aparecida recebem capacitação sobre Hepatites Virais

Por Camila Godoy

27 de julho de 2018

Foto: Andréa de Souza

Com o objetivo de deixar os profissionais da saúde do município de Aparecida de Goiânia ainda mais preparados para o combate às Hepatites Virais, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ofereceu uma capacitação sobre o assunto na tarde da última quarta-feira, 25. Dezenas de médicos, enfermeiros e farmacêuticos da rede municipal de saúde participaram do evento, que ocorreu no Auditório do Arroz Cristal e abordou o diagnóstico, tratamento e fluxo de atendimento das Hepatites Virais disponíveis na cidade.

A superintende de Vigilância em Saúde de Aparecida, Vânia Cristina Rodrigues, participou da abertura do evento e enfatizou a importância de atualizar os profissionais da rede sobre um tema de tamanha relevância para a saúde pública municipal. “As Hepatites Virais são doenças com diagnóstico e tratamento gratuitos oferecidos pelo município. A educação continuada é fundamental para que o nossa assistência seja oferecida com cada vez mais qualidade”, destacou.

A médica Patrícia Borges foi a primeira palestrante do evento. A profissional detalhou como é feito o diagnóstico das Hepatites Virais, doenças que trazem danos ao fígado. “A maioria das Hepatites B e C são assintomáticas. As pessoas não sabem que possuem essa doença. É muito triste ver pacientes tão novos, que desconheciam a gravidade do caso, descobrirem a doença em estágio avançado, quando já não há tratamento eficaz. Precisamos sempre pedir o teste que identifica a doença e incentivar a vacinação”, afirmou.

O hepatologista do Hospital de Doenças Tropicais, Rodrigo Sebba, falou ao público sobre a importância da orientação correta aos pacientes: “Estima-se que no Brasil há 700 mil portadores de Hepatite C e muitos deles não sabem que essa doença tem cura. Com os avanços na ciência, atualmente, o vírus pode ser completamente eliminado do organismo. Pelo menos 90% das pessoas tratadas são curadas. Antigamente, o tratamento só era oferecido para casos avançados. Hoje, todos têm acesso”.

A coordenadora do Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis, HIV, Aids e Hepatites Virais do município, Ana Paula Vieira, apresentou aos profissionais o fluxo de atendimento de Aparecida e solucionou dúvidas da plateia. Segundo ela, nos últimos dois anos, foram notificados 479 casos de Hepatites B e C em Aparecida. “Nossa cidade tem desenvolvido diversas ações para combater esse número. Com certeza, a informação é nossa principal arma”, afirmou.

Prevenção

Uma ação de prevenção também foi realizada na região dos motéis de Aparecida, na quinta-feira, 26. Os profissionais da SMS realizam testagem rápida para identificação das doenças e aconselhamento para os trans e travestis que estavam no local. Além disso, foram distribuídos materiais educativos e preservativos.