Conferência Regional de Juventude define eixos de discussão de políticas públicas

Por Lígia Mariani

6 de outubro de 2023

Por Lígia Mariani

6 de outubro de 2023

Foto: Rodrigo Estrela

Evento é uma etapa preparatória para a 5ª Conferência Estadual em Goiânia ainda este mês e a 4° Conferência Nacional dezembro, em Brasília

Aparecida de Goiânia sediou nesta nessa sexta-feira, 06, no Anfiteatro Municipal Cantor Leandro, a Conferência Regional de Juventude – Região Metropolitana. O evento, voltado para discussões sobre o futuro e as necessidades da juventude brasileira, definiu eixos de discussão de políticas públicas.

O objetivo principal da conferência é abordar temas cruciais para a juventude no Brasil. Esses temas foram divididos em 12 eixos, e durante a conferência, grupos de trabalho se formaram para aprofundar essas discussões.

Cada grupo ficou encarregado de elaborar uma redação sobre seu tema e todas essas discussões culminaram em uma votação no plenário, onde as propostas foram aprovadas ou rejeitadas e criada uma comissão. O evento é uma etapa preparatória para a 5ª Conferência Estadual que acontece nos dias 10 e 11 de outubro em Goiânia e a 4° Conferência Nacional dos dias 14 a 17 de dezembro, em Brasília .

Os 12 eixos trabalhados baseados no Estatuto da Juventude foram: Direito à cidadania, à participação social e política e à representação juvenil, Direito à educação; Direito à profissionalização, ao trabalho e à renda; Direito à diversidade e a igualdade; Direito à saúde; Direito à cultura; Direito à comunicação e à liberdade de expressão; Direito ao desporto e ao lazer; Direito ao território e à mobilidade; Direito à sustentabilidade e ao meio ambiente; Direito à segurança pública e ao acesso à justiça e Sistema Nacional de Juventude – SINAJUVE

“A conferência regional é um momento de mobilização, conscientização e formação dos jovens, que podem conhecer as experiências e as iniciativas de outros territórios, trocar ideias e construir redes de articulação e cooperação. A conferência regional é, portanto, um instrumento de democracia participativa e de fortalecimento da cidadania juvenil e Aparecida se destaca como uma protagonista na construção de políticas públicas para a juventude”, ressaltou o secretário executivo de Juventude de Aparecida, Hanléryo Arantes.

É importante ressaltar que as conclusões da conferência são consolidadas em um relatório abrangente que será enviado à Conferência Nacional de Juventude, marcada para dezembro. É nesse cenário que as discussões municipais se convertem em influência e legislação que pode moldar o futuro dos jovens brasileiros.