Criado Conselho Municipal Antidrogas em Aparecida

9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes - Secom

Aparecida de Goiânia, 09 de janeiro de 2014 – O prefeito Maguito Vilela empossou na manhã desta quinta-feira (09), 23 membros representantes da sociedade civil organizada, que vão compor o Conselho Municipal Antidrogas (Comad) recém-criado pela Prefeitura de Aparecida. “Nosso objetivo é elaborar políticas públicas para combater esse mal que são as drogas e destroi tantas famílias aparecidenses. Essa é uma responsabilidade de todos”, pontuou Maguito.

Os membros empossados fazem parte de várias entidades da sociedade como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO), Polícia Militar do Estado de Goiás, Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (Aciag), Conselho das Associações Moradores de Aparecida (Camap), Lyons Clube e Maçonaria; além de representantes da própria Prefeitura de Aparecida e da Câmara Municipal.

O presidente do conselho, Irani Inácio de Lima, destacou que as estatísticas no município são alarmantes. Tendo em vista a realidade social de Aparecida, a atual gestão se mobiliza para enfrentar as drogas. “Já contamos com o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Droga (CAPS AD), consultórios móveis que resgatam dependentes nas ruas e CAPS Bem Me Quer. Além de parcerias com entidades religiosas e não governamentais. A criação do conselho vem para reforçar essas ações de combate”, reiterou.

O Conselho Antidrogas foi criado por meio de decreto nº 329-1 assinado pelo prefeito Maguito Vilela, no dia 3 de dezembro de 2013, considerando a Lei Municipal nº 2.198, de 20 de outubro de 2001 e alterada pela Lei Municipal nº 2.277, de 10 de junho de 2002. O conselho é ligado ao gabinete do prefeito Maguito e em breve terá um espaço físico para os conselheiros.

ENFRENTAMENTO –  A Prefeitura de Aparecida integrou em 2013, do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack, que até 2014 terá investimento de R$ 4 bilhões do Governo Federal. Há ainda três unidades de Centros de Atendimento Psicossocial (CAPS), que fazem o tratamento de crianças, adolescentes, jovens e adultos contra o alcool e as drogas. Tratamento este que foi reconhecido pelo Ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

O Caps Adi no Jardim Rosa do Sul, terá atendimento 24 horas, e é voltado para o tratamento de crianças e adolescentes com dependência química e os atendimentos podem ser intensivo, semi intensivo e não intensivo, de acordo com a necessidade do paciente, sendo que os casos mais graves permanecem na unidade para desintoxicação.

O Caps i  na Vila Brasília, funcionará das 7h às 21h, e é destinado ao tratamento de crianças e adolescentes com transtorno mental e de conduta, além de hiperatividade, autismo, retardo mental leve e moderado, dentre outros. Os atendimentos na unidade também variam de acordo com a necessidade do paciente, podendo ser intensivo, semi intensivo e não intensivo.

O Caps AD III Criarte Vida está em funcionamento desde 2010, no setor Nova Era. Esta foi a primeira unidade do gênero no Centro-Oeste brasileiro, que conta com Consultório na Rua e nove leitos para internações de até 15 dias com acompanhamento médico e psicológico. Após um período de funcionamento, o CAPS foi transformado em uma unidade de nível III com funcionamento 24 horas.

PRESENÇAS – Também participaram da solenidade de posse, o vice-prefeito Ozair José (PT), secretários municipais, vereadores, comunidade, conselheiros e demais autoridades. Segue abaixo a lista dos conselheiros empossados nesta quinta-feira (09).

Representantes governamentais-executivo

Irani Inácio de Lima (Presidente)

Maria Lúcia de Pádua (Secretaria de Educação)

Paula Cândida da Silva (Secretaria de Saúde)