Desenvolvimento Econômico foca em parceria para o fortalecimento da agricultura familiar

9 de maio de 2017

9 de maio de 2017


Foto: Divulgação - Desenvolvimento Econômico

Aparecida de Goiânia, 25 de janeiro de 2017 – O secretário de Desenvolvimento Econômico de Aparecida de Goiânia, Ozair José, se reuniu na manhã desta quarta-feira, 25, com o coordenador técnico da Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares, Extrativistas, Pescadores, Vazanteiros, Assentados e Guias Turísticos do Cerrado (CoopCerrado), Marcelo Jacinto do Egito. Na pauta da reunião estava a realização de parcerias entre a prefeitura, a cooperativa e demais entidades para o fortalecimento da agricultura familiar no município.

“Nosso objetivo é ajudar o pequeno agricultor a desenvolver suas atividades e assim gerar renda para sua família. Hoje a agricultura familiar é o modo de sustento de muitas famílias que vivem na zona rural de Aparecida e as parcerias vão auxiliar na melhoria da produção e com isso conquistar mais rendas e melhorar a qualidade de vida”, sublinhou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ozair José. A reunião contou com o ex-superintendente da secretaria de Indústria e Comércio de Aparecida, Ronnie Barbosa.

CoopCerrado – Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares, Extrativistas, Pescadores, Vazanteiros, Assentados e Guias Turísticos do Cerrado possui 4.100 famílias de agricultores em 300 comunidades cadastradas. Ao todo a cooperativa está presente em 82 municípios nos Estados de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Bahia e Tocantins.

Agricultura Familiar – Segundo a Constituição brasileira, materializada na Lei nº 11.326 de julho de 2006, considera-se agricultor familiar aquele que desenvolve atividades econômicas no meio rural e que atende alguns requisitos básicos, tais como: não possuir propriedade rural maior que 4 módulos fiscais; utilizar predominantemente mão de obra da própria família nas atividades econômicas de propriedade; e possuir a maior parte da renda familiar proveniente das atividades agropecuárias desenvolvidas no estabelecimento rural.

No ano de 2006, o IBGE realizou o Censo Agropecuário Brasileiro e ficou constatada a importância da agricultura familiar para a produção de alimentos no país. Principal responsável pela comida que chega às mesas das famílias brasileiras, a agricultura familiar responde por cerca de 70% dos alimentos consumidos em todo o País. O pequeno agricultor ocupa hoje papel decisivo na cadeia produtiva que abastece o mercado brasileiro: mandioca (87%), feijão (70%), carne suína (59%), leite (58%), carne de aves (50%) e milho (46%) são alguns grupos de alimentos com forte presença da agricultura familiar na produção.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)