Educação para o trânsito: Trabalho que ajuda a salvar vidas

9 de maio de 2017

Foto: Divulgação - SMTA

Aparecida de Goiânia, 24 de junho de 2016 – A Superintendência Municipal de Trânsito de Aparecida (SMTA) vem trabalhando constantemente para melhorar e humanizar o trânsito do munícipio. O crescimento ano a ano, durante a atual gestão, fez do órgão referência regional e até nacional. A pasta desenvolve diversas ações com o intuito de garantir a segurança e preservação da vida.

O Departamento de Educação para o Trânsito realiza um trabalho importantíssimo no sentido de orientar e conscientizar a população sobre um trânsito mais seguro. Somente no primeiro semestre de 2016 o órgão realizou mais de 130 ações educativas entre palestras, blitzes e campanhas.

Oito Blitzes Educativas foram realizadas na região da Vila Brasília, Central, Garavelo e Santa Luzia, com a distribuição de kits educativos e orientação aos condutores. Mais de 40 palestras foram ministradas até o mês de junho deste ano e são realizadas frequentemente em empresas, escolas e unidades de saúde do município. O objetivo é orientar sobre legislação de trânsito e a importância da direção defensiva na prevenção de acidentes.

Mensalmente a SMTA realiza palestra no Juizado Especial Criminal no Fórum de Aparecida de Goiânia para pessoas que cometeram crimes de trânsito de menor potencial ofensivo. Nas escolas municipais, estaduais, particulares e nos CMEIS, as palestras pedagógicas ensinam às nossas crianças ações simples como atravessar faixa de pedestres e também sobre legislação de trânsito.

O departamento prepara agora durante o mês de julho a campanha de Volta às Aulas em agosto. Nesse período em que as escolas retornam das férias há diversos conflitos no trânsito, como condutores estacionando em fila dupla, transportando crianças sem instrumentos de segurança como capacete, cinto de segurança ou cadeirinhas. As equipes de Educação e de Agentes de Trânsito orientam os condutores de forma educativa e sem autuações. Educadores e agentes de trânsito se mobilizam para desenvolver ações para esse período.

“Essa campanha serve para chamar a atenção dos pais sobre o respeito às leis de trânsito. O trabalho com os alunos, por experiência, traz resultados positivos. As crianças, nessa fase de formação, servem como fiscais dos próprios pais, cobrando e levando para dentro de casa o aprendizado” – explica o superintendente municipal de Trânsito, Franklin Júnior.

Semana Nacional de Trânsito 2016

A SMTA também está se preparando para a Semana Nacional de Trânsito de 2016, que irá acontecer entre os dias 18 e 25 de setembro.  A superintendência se empenha para organizar diversas ações e atividades que serão realizadas durante os sete dias de campanha. O tema da Semana Nacional de Trânsito este ano é:Década Mundial de Ações para a Segurança no trânsito – 2011/2020: Eu sou + 1 por um trânsito + seguro”.

“A SMTA juntamente com o apoio das secretarias de Educação, Esporte e Lazer, Saúde e Cultura, pretende realizar uma campanha muito maior em relação aos anos anteriores. Além do baixo custo, a novidade para esse ano será a realização uma grande ação em alusão ao Dia Mundial Sem Carro, comemorado também na Semana Nacional de Trânsito” – complementou o superintendente de trânsito.