Entregue 17° Unidade Básica de Saúde à população de Aparecida

9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes - Secom

Aparecida de Goiânia, 04 de fevereiro de 2016 – O prefeito Maguito Vilela e a secretária Municipal de Saúde Vânia Cristina Rodrigues entregaram, na noite da última quarta-feira (03), a 17° Unidade Básica de Saúde (UBS), construída pela atual gestão. Dessa vez, moradores do Pontal Sul 2, Jardim Canadá e Itapuã serão assistidos. A solenidade de inauguração foi realizada na própria unidade que fica na Rua Rodeio, no Pontal Sul 2.

Assim como a unidade do Jardim Boa esperança, inaugurada em dezembro de 2015, a UBS do Pontal Sul 2 também é expandida, ou seja, conta com ambientes ampliados e diferenciados das outras unidades já construídas no município. O espaço possui um consultório multiprofissional, uma sala de acolhimento para pacientes sem agendamento, sala de inalação e local para procedimentos e observação.

Apesar de não ser o perfil das Unidades Básicas de Saúde atender casos de urgência e emergência, a UBS do Pontal Sul 2 está equipada com desfibrilador e oxímetro, caso algum paciente com quadro instável chegue na unidade. Além disso, a sala de observação atenderá pacientes com dengue e outros que necessitam de estabilização enquanto aguardam encaminhamento adequado.

As outras dependências da unidade seguem o modelo padrão das Unidades Básicas de Saúde da cidade, que possuem farmácia, quatro consultórios médicos, sala de curativo, coleta, odontologia, vacina, almoxarifado, administração, arquivo, esterilização, guarda material, expurgo (sala para lavar instrumentos médicos), copa, banheiros adaptados, vestiários, recepção, Depósito de Materiais de Limpeza (DML) e estacionamento.

A unidade está equipada para atender com duas equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), e a partir desta quinta-feira (04), uma equipe já inicia o atendimento à população da região. Cada equipe atende cerca de 4.500 famílias e conta com um médico, um enfermeiro, um odontólogo e um técnico de enfermagem. A unidade funciona das 8h às 16h, de segunda à sexta.

“A atual gestão tem se preocupado com a expansão da saúde, principalmente nas regiões que mais necessitam. Prova disso são as 16 unidades que já entregamos e até o final do ano entregaremos mais 12, o Hospital Municipal, o Centro de Especialidades e mais uma Unidade de Pronto Atendimento. Estamos dotando a cidade para ter uma rede autossuficiente”, destacou a secretária de Saúde, Vânia Cristina Rodrigues.

Ainda segundo a secretária após a implantação de todas unidades de saúde previstas para essa administração, o município terá atendimento básico, de média e de alta complexidade. “Vamos ter autonomia para assistir nossa população e também a população de cidades conveniadas. Atualmente prestamos atendimentos para 25 municípios”, salientou Vânia.

A unidade tem 483,80 metros quadrados de área construída. Foram investidos R$ 512 mil do Governo Federal e aproximadamente R$ 375 mil contrapartida da Prefeitura de Aparecida para a construção da UBS, que é de porte II. “Agora nossa região tem duas unidades de saúde, uma no Pontal Sul 1 e outra aqui, não vamos precisar ir muito longe para conseguir atendimento para os nossos filhos”, avaliou Maria das Graças de Paiva Silva, moradora do bairro há 10 anos.

Para o prefeito Maguito Vilela, a transformação da saúde na cidade só é possível porque toda gestão está de mãos dadas trabalhando por Aparecida, sem brigas políticas. “Nossa cidade tem tranquilidade para crescer com o empenho dos secretários, da câmara de vereadores e por ter líderes que fazem tudo para melhorar a qualidade de vida do seu povo. Estamos transformando Aparecida na melhor cidade do país”, comemorou o prefeito.

O presidente da Câmara de Vereadores, Gustavo Mendanha (PMDB), também avaliou de forma positiva os avanços do município na área da saúde. “Temos que comemorar todos os avanços que conseguimos nessa atual administração, que tem uma excelente relação com os ministros em Brasília para buscar recursos. Não é à toa que foi eleito o prefeito mais influente do Estado de Goiás por uma pesquisa divulgada no Jornal Opção”, ressaltou Gustavo, que na ocasião representou todos os vereadores.

Políticas públicas de saúde de Aparecida ganham reconhecimento nacional

A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) divulgou nesta semana o resultado de sua pesquisa anual sobre Desenvolvimento Municipal. No estudo, as políticas públicas de Saúde de Aparecida de Goiânia são classificadas como sendo de Alto Desenvolvimento. O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) de 2015 – cuja classificação varia entre 0 e 1 – revela o município com 0,8545 pontos no indicador de Saúde, subindo ao patamar dos municípios com Alto Desenvolvimento (superiores a 0,8 pontos).

“O resultado é fruto da política de gestão do prefeito Maguito Vilela, que tem sensibilidade de ouvir os anseios da população e competência no desenvolvimento de projetos e captação de recursos.  A boa avaliação é sinal de que estamos no caminho certo”, completou Vânia.

O estudo do sistema FIRJAN acompanha anualmente o desenvolvimento socioeconômico dos mais de cinco mil municípios brasileiros. Seu resultado foi tema de reportagem do jornal O Estado de São Paulo publicada no último fim de semana. A pesquisa existe desde 2008 e se divide em três indicadores: Emprego & Renda, Educação e Saúde. Todo o estudo é baseado em estatísticas públicas oficiais disponibilizadas por dados oficiais dos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.