Pesquisa da Firjan classifica Saúde de Aparecida como de Alto Desenvolvimento

Foto: Valdir Antunes (Secom)

Aparecida de Goiânia, 1º de fevereiro de 2016 – A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) acaba de divulgar o resultado de sua pesquisa anual sobre Desenvolvimento Municipal onde classifica as políticas públicas de Saúde de Aparecida de Goiânia como sendo de Alto Desenvolvimento. O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) de 2015 – cuja classificação varia entre 0 e 1 – revela o município com 0,8545 pontos no indicador de Saúde, subindo ao patamar dos municípios com Alto Desenvolvimento (superiores a 0,8 pontos).

O estudo do sistema FIRJAN acompanha anualmente o desenvolvimento socioeconômico dos mais de cinco mil municípios brasileiros. Seu resultado foi tema de reportagem do jornal O Estado de São Paulo publicada no último fim de semana. A pesquisa existe desde 2008 e se divide em três indicadores: Emprego & Renda, Educação e Saúde. Todo o estudo é baseado em estatísticas públicas oficiais disponibilizadas por dados oficiais dos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.

Segundo a secretária de Saúde do município, Vânia Cristina Oliveira, o resultado é fruto das acertadas decisões do prefeito Maguito Vilela tanto na sensibilidade de ouvir os anseios da população quanto na competência no desenvolvimento de projetos e na gestão de recursos. “Muito já foi realizado e mais ainda se está por realizar. A boa avaliação é sinal de que estamos no caminho correto. Uma obra da importância do Hospital Municipal que será entregue neste ano, a lógica é que este indicador suba ainda mais” – pontua a secretária.

Ela lembra que o município está entregando sua décima sétima Unidade Básica de Saúde (UBS) neste ano, e que ainda faltam outras dez unidades para serem entregues até o fim do mandato do prefeito Maguito Vilela. Além da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do setor Brasicon que opera 24h por dia, inclusive com a realização de cirurgias de pequeno e médio porte, ajudando a diminuir das filas dos hospitais. “O trabalho realizado pelas equipes dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) em Aparecida também é referência nacional” – lembra.

Metodologia

Um dos diferenciais da metodologia utilizada na pesquisa é que ela permite determinar com precisão se eventuais melhoras ocorridas no índice dos municípios decorrem da adoção de políticas específicas ou apenas reflexo da queda do índice dos demais municípios. Em 2014 a metodologia foi aprimorada para captar novos desafios do desenvolvimento brasileiro. Segundo os realizadores o principal incremento foi situar o Brasil no mundo, buscando padrões de desenvolvimento encontrados em países mais avançados e utilizando-os como referência para os indicadores municipais.

Outro ponto importante foi a atualização de metas e parâmetros nacionais. O ano de referência deixou de ser 2000 e passou a ser 2010. O índice varia de 0 (mínimo) a 1 ponto (máximo) para classificar o nível de cada localidade em quatro categorias: baixo (de 0 a 0,4), regular (0,4 a 0,6), moderado (de 0,6 a 0,8) e alto (0,8 a 1) desenvolvimento. No índice geral, que contém uma média dos três indicadores, a cidade de Aparecida recebeu 0,7692, ou seja, muito perto de entrar na avaliação “Alto Desenvolvimento”.

Aparecida de Goiânia está entre os 79% dos municípios brasileiros considerados como sendo de “Desenvolvimento Moderado”. Em 2010 tínhamos 0,7543 e em 2015 subimos para 0,7706. A análise do secretário de Fazenda, Carlos Eduardo de Paula Rodrigues, é de que caso siga no mesmo ritmo de desenvolvimento o índice geral do município provavelmente deverá ser avaliado como de Alto Desenvolvimento em um período de médio prazo.