Escola da Inteligência capacita professores de Aparecida de Goiânia

9 de maio de 2017

Foto: Divulgação

Com metodologia de Augusto Cury, educadores recebem treinamento para formar alunos emocionalmente saudáveis

O Programa Escola da Inteligência, que atua em Aparecida de Goiânia pelo quarto ano consecutivo, concluiu hoje nova rodada de cursos de capacitação com 350 educadores do 1º ao 5º ano. O objetivo foi munir os professores de ferramentas para que eles possam formar alunos emocionalmente saudáveis. O treinamento aconteceu nas últimas segunda e terça-feira (dias 10 e 11), das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, na unidade da Universidade Estadual de Goiás (UEG) de Aparecida. Na ocasião, foram entregues dois certificados dos cursos de Educação a Distância (EAD) também promovido pela Escola da Inteligência.

A atuação da Escola da Inteligência já conseguiu mudar o cenário da educação pública em Aparecida de Goiânia. Com apenas uma hora/aula por semana, as crianças aprendem a lidar com as emoções, a respeitar os outros e a pensar antes de agir. Ao todo, 31 mil estudantes de Aparecida já aprenderam com a Escola da Inteligência. Neste ano, mais 8.755 alunos de 22 escolas da rede municipal de ensino são beneficiados com o programa. Aparecida é tida como exemplo para outras cidades do Brasil. Sendo que 200 mil alunos já receberam formação da Escola da Inteligência em todo o País. Em maio deste ano, Aparecida recebeu a visita do vereador Eddy Clay, do Macapá (Amapá) para apresentar a experiência bem-sucedida.

Entre os principais resultados obtidos com a Escola da Inteligência, estão o salto na qualidade do ensino e da aprendizagem, redução da evasão escolar e melhoria no comportamento de professores e alunos. Para o secretário de Educação, Domingos Pereira, a aproximação da família da escola foi um dos grandes benefícios do programa, assim como a melhoria do relacionamento entre professor e aluno. “A aplicação do programa é a mais positiva possível em nosso município e também contribuiu muito para a elevação da aprendizagem, o que foi constatado pelo Ideb.

O projeto foi idealizado pelo médico psiquiatra e escritor Augusto Cury e utiliza material didático multidisciplinar com personagens infantis para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, capazes de melhorar as relações interpessoais de alunos, professores e pais. No Brasil, 200 mil alunos de diversas instituições fazem parte da Escola da Inteligência.

Pesquisa

Pesquisa realizada com 800 alunos e 280 professores de Aparecida que participaram do programa em 2013 aponta que 96,9% dos participantes constataram aumento do interesse dos alunos pelas disciplinas regulares, sendo que 95,9% observaram melhora no vocabulário, escrita e leitura dos estudantes. Entre os professores, 96,9% admitiram que houve avanços no desenvolvimento intrapessoal dos alunos, com aumento da autoestima e redução da insegurança e da ansiedade. Os educadores relataram ainda redução significativa do índice de violência entre alunos e 100% deles declararam que houve melhorias em suas vidas profissionais e pessoais.

Dos alunos que participaram da pesquisa, todos, sem exceção, consideraram importante participar da Escola da Inteligência e 99,1% consideraram as aulas ótimas ou boas. Entre as contribuições de aprendizagem do programa, destacaram “ser mais paciente com os outros” como a principal. Seguida por “pensar antes de agir”, “contemplar o belo”, “ser mais paciente consigo mesmo” e “melhora na autoestima”.