Cidade realizou nesta quinta-feira (05), a primeira simulação do revezamento do maior símbolo dos Jogos Olímpicos: a Tocha Olímpica, que passará por Aparecida no dia 06 de maio de 2016.
Aparecida de Goiânia, 05 de novembro de 2015 – Setenta pessoas, representantes de diversos segmentos da sociedade aparecidense, participaram hoje, quinta-feira (05), da primeira simulação do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 no país. O evento foi uma iniciativa da comissão local, cujos cerca de 250 integrantes foram empossados minutos antes do início do revezamento pelo prefeito Maguito Vilela; pelo diretor-executivo de Operações do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, general Marco Aurélio Costa Vieira; e pelo subchefe adjunto de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Insitucionais da Presidência, Olmo Xavier, que na ocasião representou a presidente da República, Dilma Rousseff. A comissão será responsável pela mobilização do evento oficial em Aparecida, no dia 6 de maio do ano que vem.
O prefeito e o general iniciaram o revezamento, ao receberem a réplica da tocha do Corpo de Bombeiros e entregá-la aos primeiros condutores: Vinícius Souza Porto, de 10 anos, e Janaína Alves, de 15 anos, ambos alunos da rede municipal de ensino de Aparecida. Em seguida, as crianças repassaram a tocha à Júlia Batista da Cruz, de 83 anos, uma das representantes da terceira idade que participaram da simulação. Júlia é integrante do grupo de idososAtacadão Praça CEU, do Centro de Artes e Esportes Unificados Vera Cruz 2, inaugurada em abril pela prefeitura. “É muito bom representar meu grupo e estou preparada. Faço caminhada todo dia”, declarou a dona de casa e moradora do setor Santa Fé há 20 anos.
Por cerca de 39 minutos, a réplica – confeccionada pelo artista plástico aparecidense, Marcelo Costa, em fibra e resina de vidro e silicone – passou pelas mãos de dezenas de moradores, atletas amadores e profissionais. Como o ciclista olímpico brasileiro, Wanderley Magalhães; o paratleta do time de basquete sentado de Aparecida “Camaleões sobre Rodas”, Marco Aurélio, que é ex-jogador da Aparecidense; o técnico do time e diretor da Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Aparecida, José Fernando da Silva; e a ex-mesatenista Jane Karla Rodrigues, atual medalha de ouro no tiro com arco composto dos Jogos Parapan-Americanos de Toronto, Canadá.
“É uma grande alegria fazer parte desta experiência de conduzir a tocha nesse simulado, que é inédito. Todo atleta tem esse sonho, de conduzir a tocha, e eu estou tendo essa grande oportunidade, então agradeço à Deus”, comemorou a paratleta, que participou recentemente do Campeonato Brasileiro de Tiro com Arco, realizado em Goiânia, e fez pódio completo, conquistando medalhas de bronze, prata e ouro. Jane também é uma das representantes do município cotadas para conduzir a tocha olímpica verdadeira, no dia 6 de maio de 2016, durante o evento oficial das Olimpíadas Rio 2016.
Iniciativa de Aparecida é inédita no país
Seguindo à risca a programação traçada pela Comissão Organizadora do Revezamento da Tocha em Aparecida, e sob a coordenação dos secretários Vilmar Mariano (Esporte e Lazer), Júlio Lemos (Habitação) e Euler de Morais (Governo e Integração Institucional), a simulação foi iniciada pontualmente às 10 horas. O percurso total teve 3,4 km. Os condutores saíram do Centro de Cultura e Lazer José Barroso, passaram pelo Parque da Família e pontos estratégicos do Centro histórico da cidade, até chegar à Praça da Matriz, retornando em seguida ao Centro de Cultura. O revezamento dos condutores ocorreu a cada 50 metros.
“Estamos muito orgulhosos. Para Aparecida é muito importante um gesto como esse, de amor à pátria, de dedicação e mostrar como o esporte une o mundo inteiro”, avaliou o prefeito Maguito Vilela, que destaca a participação de Aparecida no revezamento oficial da Tocha Olímpica em 2016 como uma oportunidade que a cidade tem de mostrar suas potencialidades. “É uma cidade que está se tornando universitária, industrial, que gera empregos e está com crescimento maior que a média nacional. Estamos colaborando muito com o país nesse momento de crise econômica e um evento desse porte dará visibilidade à tudo isso. No dia 6 de maio, Aparecida estará toda nas ruas aplaudindo a tocha, sendo vista pelo mundo todo e agradecendo por ter sido escolhida”, completou.
O evento d promovido por Aparecida contou com apoio logístico de todas as secretarias da administração municipal; da Guarda Civil Municipal; Corpo de Bombeiros Militar; Polícia Militar; e Samu, o que impressionou o membro do comitê das Olimpíadas no país. “Aparecida está de parabéns. Vocês pensaram em tudo”, elogiou o general Marco Aurélio Costa Vieira. Ele explicou que a escolha do município se baseou em vários aspectos culturais e sociais. “Pensamos em como fazer a apresentação do Brasil da melhor maneira possível. Temos mais de 5 mil municípios no Brasil e apenas 322 receberão a passagem da tocha. Aparecida ajudará a mostrar a pluralidade do país”, disse.
Ainda de acordo com o general, a iniciativa inédita deve motivar outras cidades. “Foi uma mobilização social impressionate e que mostra ao Brasil que Aparecida se engajou efetivamente e que a Olimpíada não é só do Rio de Janeiro, é do país inteiro. Essa iniciativa ímpar vai motivar outras semelhantes com a intenção de também agregar a sociedade em torno da Olimpíada do Rio”. Sobre os preparativos em âmbito nacional para o Revezamento, pelo qual é responsável, Marco Aurélio informou que todos os cronogramas estão em dia. “Estamos há praticamente seis meses do revezamento e a nossa maior preocupação é evitar gastos, fazer as coisas da forma mais transparente possível, com patrocínios e mobilizando o povo brasileiro, que é muito criativo. Teremos uma grande olimpíada”, destacou Marco Aurélio Costa Vieira.
A Simulação do Revezamento da Tocha Olímpica em Aparecida de Goiânia contou com a participação de todos os secretários da administração municipal; do presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Gustavo Mendanha e demais vereadores; do superintendente Executivo de Esportes da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes de Goiás, Júnior Vieira; moradores e empresários da cidade; e alunos Rede Municipal de Ensino. O revezamento também foi transmitido ao vivo pelo canal da Prefeitura de Aparecida no Youtube e o vídeo continua disponível no canal.
TOCHA – O percuso do Revezamento Oficial da Tocha Olímpica em Aparecida, que ocorrerá em maio de 2016, terá 17 quilômetros. Os condutores sairão da Avenida Igualdade, próximo à GO-040, e de lá passarão por diversos bairros até a Avenida Independência, na região central de Aparecida.
A tocha passará por todos os 26 Estados brasileiros, de maio a agosto de 2016. Goiás será o primeiro a receber a tocha, que sairá da Grécia em direção ao Brasil no dia 21 de abril de 2016, com destino à capital federal, Brasília. Embora o maior evento esportivo do mundo seja disputado em apenas uma cidade, o Rio de Janeiro, o objetivo é envolver todo o país. Por essa razão, 300 cidades receberão o revezamento propriamente dito e outras 200 assistirão à passagem do comboio com a chama exposta. A lista completa do trajeto será divulgada apenas no ano que vem.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)