Espírito Olímpico já contagia Aparecida de Goiânia

9 de maio de 2017

9 de maio de 2017


Foto: Valdir Antunes - Secom

Cidade realizou nesta quinta-feira (05), a primeira simulação do revezamento do maior símbolo dos Jogos Olímpicos: a Tocha Olímpica, que passará por Aparecida no dia 06 de maio de 2016.

Aparecida de Goiânia, 05 de novembro de 2015 – Setenta pessoas, representantes de diversos segmentos da sociedade aparecidense, participaram hoje, quinta-feira (05), da primeira simulação do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 no país. O evento foi uma iniciativa da comissão local, cujos cerca de 250 integrantes foram empossados minutos antes do início do revezamento pelo prefeito Maguito Vilela; pelo diretor-executivo de Operações do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, general Marco Aurélio Costa Vieira; e pelo subchefe adjunto de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Insitucionais da Presidência, Olmo Xavier, que na ocasião representou a presidente da República, Dilma Rousseff. A comissão será responsável pela mobilização do evento oficial em Aparecida, no dia 6 de maio do ano que vem.

O prefeito e o general iniciaram o revezamento, ao receberem a réplica da tocha do Corpo de Bombeiros e entregá-la aos primeiros condutores: Vinícius Souza Porto, de 10 anos, e Janaína Alves, de 15 anos, ambos alunos da rede municipal de ensino de Aparecida. Em seguida, as crianças repassaram a tocha à Júlia Batista da Cruz, de 83 anos, uma das representantes da terceira idade que participaram da simulação. Júlia é integrante do grupo de idososAtacadão Praça CEU, do Centro de Artes e Esportes Unificados Vera Cruz 2, inaugurada em abril pela prefeitura. “É muito bom representar meu grupo e estou preparada. Faço caminhada todo dia”, declarou a dona de casa e moradora do setor Santa Fé há 20 anos.

Por cerca de 39 minutos, a réplica – confeccionada pelo artista plástico aparecidense, Marcelo Costa, em fibra e resina de vidro e silicone – passou pelas mãos de dezenas de moradores, atletas amadores e profissionais. Como o ciclista olímpico brasileiro, Wanderley Magalhães; o paratleta do time de basquete sentado de Aparecida “Camaleões sobre Rodas”, Marco Aurélio, que é ex-jogador da Aparecidense; o técnico do time e diretor da Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Aparecida, José Fernando da Silva; e a ex-mesatenista Jane Karla Rodrigues, atual medalha de ouro no tiro com arco composto dos Jogos Parapan-Americanos de Toronto, Canadá.

“É uma grande alegria fazer parte desta experiência de conduzir a tocha nesse simulado, que é inédito. Todo atleta tem esse sonho, de conduzir a tocha, e eu estou tendo essa grande oportunidade, então agradeço à Deus”, comemorou a paratleta, que participou recentemente do Campeonato Brasileiro de Tiro com Arco, realizado em Goiânia, e fez pódio completo, conquistando medalhas de bronze, prata e ouro. Jane também é uma das representantes do município cotadas para conduzir a tocha olímpica verdadeira, no dia 6 de maio de 2016, durante o evento oficial das Olimpíadas Rio 2016.

 

Iniciativa de Aparecida é inédita no país

 Seguindo à risca a programação traçada pela Comissão Organizadora do Revezamento da Tocha em Aparecida, e sob a coordenação dos secretários Vilmar Mariano (Esporte e Lazer), Júlio Lemos (Habitação) e Euler de Morais (Governo e Integração Institucional), a simulação foi iniciada pontualmente às 10 horas. O percurso total teve 3,4 km. Os condutores saíram do Centro de Cultura e Lazer José Barroso, passaram pelo Parque da Família e pontos estratégicos do Centro histórico da cidade, até chegar à Praça da Matriz, retornando em seguida ao Centro de Cultura. O revezamento dos condutores ocorreu a cada 50 metros.

“Estamos muito orgulhosos. Para Aparecida é muito importante um gesto como esse, de amor à pátria, de dedicação e mostrar como o esporte une o mundo inteiro”, avaliou o prefeito Maguito Vilela, que destaca a participação de Aparecida no revezamento oficial da Tocha Olímpica em 2016 como uma oportunidade que a cidade tem de mostrar suas potencialidades. “É uma cidade que está se tornando universitária, industrial, que gera empregos e está com crescimento maior que a média nacional. Estamos colaborando muito com o país nesse momento de crise econômica e um evento desse porte dará visibilidade à tudo isso. No dia 6 de maio, Aparecida estará toda nas ruas aplaudindo a tocha, sendo vista pelo mundo todo e agradecendo por ter sido escolhida”, completou.

 

O evento d promovido por Aparecida contou com apoio logístico de todas as secretarias da administração municipal; da Guarda Civil Municipal; Corpo de Bombeiros Militar; Polícia Militar; e Samu, o que impressionou o membro do comitê das Olimpíadas no país. “Aparecida está de parabéns. Vocês pensaram em tudo”, elogiou o general Marco Aurélio Costa Vieira. Ele explicou que a escolha do município se baseou em vários aspectos culturais e sociais. “Pensamos em como fazer a apresentação do Brasil da melhor maneira possível. Temos mais de 5 mil municípios no Brasil e apenas 322 receberão a passagem da tocha. Aparecida ajudará a mostrar a pluralidade do país”, disse.

Ainda de acordo com o general, a iniciativa inédita deve motivar outras cidades. “Foi uma mobilização social impressionate e que mostra ao Brasil que Aparecida se engajou efetivamente e que a Olimpíada não é só do Rio de Janeiro, é do país inteiro. Essa iniciativa ímpar vai motivar outras semelhantes com a intenção de também agregar a sociedade em torno da Olimpíada do Rio”. Sobre os preparativos em âmbito nacional para o Revezamento, pelo qual é responsável, Marco Aurélio informou que todos os cronogramas estão em dia. “Estamos há praticamente seis meses do revezamento e a nossa maior preocupação é evitar gastos, fazer as coisas da forma mais transparente possível, com patrocínios e mobilizando o povo brasileiro, que é muito criativo. Teremos uma grande olimpíada”, destacou Marco Aurélio Costa Vieira.

A Simulação do Revezamento da Tocha Olímpica em Aparecida de Goiânia contou com a participação de todos os secretários da administração municipal; do presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Gustavo Mendanha e demais vereadores; do superintendente Executivo de Esportes da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes de Goiás, Júnior Vieira; moradores e empresários da cidade; e alunos Rede Municipal de Ensino. O revezamento também foi transmitido ao vivo pelo canal da Prefeitura de Aparecida no Youtube e o vídeo continua disponível no canal.

 

TOCHA – O percuso do Revezamento Oficial da Tocha Olímpica em Aparecida, que ocorrerá em maio de 2016, terá 17 quilômetros. Os condutores sairão da Avenida Igualdade, próximo à GO-040, e de lá passarão por diversos bairros até a Avenida Independência, na região central de Aparecida.

A tocha passará por todos os 26 Estados brasileiros, de maio a agosto de 2016. Goiás será o primeiro a receber a tocha, que sairá da Grécia em direção ao Brasil no dia 21 de abril de 2016, com destino à capital federal, Brasília. Embora o maior evento esportivo do mundo seja disputado em apenas uma cidade, o Rio de Janeiro, o objetivo é envolver todo o país. Por essa razão, 300 cidades receberão o revezamento propriamente dito e outras 200 assistirão à passagem do comboio com a chama exposta. A lista completa do trajeto será divulgada apenas no ano que vem.

 

 

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)