FNDE vistoria obra de 1º Cmei com tecnologia canadense

9 de maio de 2017

9 de maio de 2017


Foto: Jhonney Macena

Unidade de Aparecida é a primeira do país a receber obra com o novo sistema, que torna a construção dos Cmeis mais rápida e barata.

Aparecida de Goiânia, 12 de setembro de 2013 – Técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) realizam semanalmente vistorias às obras do primeiro Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) do Brasil a utilizar a inovadora tecnologia canadense em PCV Leve enxertado e concreto, que será inaugurado em Aparecida de Goiânia no próximo dia 12 de outubro. A última vistoria foi realizada nesta quinta-feira, 12.

O Cmei em questão é o Olentino Xavier, em construção no setor Serra Dourada. Segundo o FNDE, ele será o primeiro, de um total de 700 unidades que estão em obras no país, a ser entregue à população. A empresa vencedora da licitação em Aparecida está construindo outros 16 cmeis no município com a mesma tecnologia.

“Esse método garante maior qualidade de acabamento e rapidez na entrega das obras, podendo ser construídos em até 70 dias. Queremos que as mães fiquem tranquilas enquanto estão no trabalho, pois seus filhos estarão estudando em local de qualidade e com estrutura própria ao seu aprendizado”, frisou o secretário de Educação, Domingos Pereira.

A nova tecnologia combina o uso de canos do tipo PVC a estruturas de concreto, patenteada pela empresa brasileira Global Housing International. Na técnica, as peças de PVC pré-moldadas encaixam-se, formando as paredes. Ao final, o oco interior dessas peças é preenchido com concreto, criando uma única estrutura sólida.

A tecnologia original foi desenvolvida no Canadá e garante custo mais baixo e maior velocidade na construção das creches. Pelo programa do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), os municípios que aderirem ao modelo garantem o terreno e a estrutura básica. O custo da obra fica à cargo do governo federal.

CMEIS – O custo de cada um dos 16 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) construídos é de R$ 1.450.000. Segundo os engenheiros encarregados dos projetos, o PVC enxertado é usado para pré-moldar paredes e a parte mais demorada da construção é o início, na preparação da base.

 

A expectativa da prefeitura é de que até o final do ano, todos os 36 Cmeis sejam entregues à população aparecidense. “Em novembro do ano passado iniciamos as obras de 15 CMEIs. Além disso, outras quatro unidades já estão em fase final de construção, no Pappillon Park, Garavelo Residencial Park, Santo André e Jardim Tiradentes”, informou Domingos.

Segundo o secretário de Educação, as 36 novas unidades oferecerão 4.329 novas vagas no município. “Esperamos sanar o deficit de educação infantil, já que hoje 3 mil crianças estão no cadastro reserva, aguardando vaga”, explicou.

O secretário ressaltou também que o objetivo desta gestão não é só ampliar o acesso à educação, mas também oferecer uma educação pública de qualidade. “Para isso democratizamos a gestão nas escolas, realizamos concursos para professores, implantamos plano de carreira, pagamos o PIS para os profissionais da educação e agora climatizamos todas as unidades escolares com ar-condicionado”, finalizou.

 

 

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)