Gestão participativa em Aparecida favorece a população

Por Daniela Soares

8 de agosto de 2017

Por Daniela Soares

8 de agosto de 2017

Foto: Enio Medeiros

Ao manter diálogo permanente com o Camap, prefeito Gustavo Mendanha agiliza atendimento de demandas dos bairros e aproxima ainda mais as ações públicas da realidade da população.

Aparecida de Goiânia, 08 de agosto de 2017 – As audiências entre o prefeito Gustavo Mendanha e os membros diretores do Conselho das Associações de Moradores de Aparecida de Goiânia (Camap) são cada vez mais frequentes na rotina da Prefeitura. De acordo com o presidente do conselho, Claudiomir Gomes, e o vice-presidente, Claudionor Ferreira dos Santos, eleitos para o mandato de 2017 a 2020, desde março, pelo menos cinco audiências já foram realizadas pelo prefeito com representantes de bairros.

“O papel do Camap é fazer a ponte entre as lideranças comunitárias, e qualquer outra entidade que represente os interesses da população, e a administração municipal. E o prefeito Gustavo tem entendido esse caráter e estamos caminhando juntos. Nessas audiências, ele recebe grupos de pelo menos dez representantes, que apresentam suas demandas específicas verbalmente e por meio de ofícios”, explicou Claudiomir Gomes.

Segundo ele, a grande maioria das solicitações são relacionadas à serviços de Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura, como reposição de iluminação; sinalização, em especial faixas de pedestres; limpeza de bueiros; roçagem e pavimentação. “O que é de solução imediata, o prefeito já repassa aos secretários e auxiliares, que também tem atendidos os bairros de forma muito rápida”, completou Claudiomir.

Já os pleitos mais complexos, de atendimento a médio e longo prazo, e que nem sempre dependem apenas da gestão municipal, como a pavimentação, são levados às instâncias responsáveis com a participação dos membros do Camap.

“Estivemos com o próprio Gustavo na Saneago, no mês passado, e ontem novamente com o vice-prefeito Veter Martins e alguns presidentes de associações de bairros, cobrando água tratada. Sabemos que tem alguns bairros já com recurso em caixa, mas que não foram atendidos por falta das redes, como o Retiro do Bosque e o Jardim Miramar. Então quando acompanhamos a prefeitura nesses órgãos, reforçamos as nossas necessidades locais”, destacou Claudiomir Gomes.

Além da abertura de espaço na administração, herdada pela gestão anterior e que vem sendo aprimorada, o vice-presidente do Camap aponta também o reconhecimento público ao trabalho dos líderes comunitários. É que, em parceria com o Camap, a Prefeitura tem concedido à essas pessoas um certificado de reconhecimento pelos serviços prestados.

O documento é entregue durante as edições do mutirão “Aparecida em Ação” aos líderes de cada região beneficiada e está se tornando uma marca do prefeito Gustavo Mendanha. “Pelo menos 10 líderes já foram agraciados e o objetivo é homenagear todos eles, ao longo das próximas edições do programa. É algo simples, mas que demonstra como o trabalho dessas pessoas, que auxiliam inclusive na realização dos mutirões, mobilizando e orientando a população, é importante e necessário”, enfatizou Claudionor Ferreira.

Um trabalho volumoso, embora realizado de forma descentralizada. O Camap, que atua em Aparecida há 30 anos, reúne um grupo de 230 entidades associadas atualmente. E não se restringe só aos presidentes de bairros. “Temos entidades filiadas de outros segmentos, como associações de indústrias sediadas no município; a Associação dos Motofretistas de Goiás, que inclusive ajudamos a regularizar; e diversas entidades religiosas, políticas e comunitaristas que tenham o mesmo objetivo de trabalhar em prol da comunidade de alguma forma”, explica o vice-presidente Claudionor.

“Nosso papel é dar todo tipo de suporte à população por meio dessas entidades. Para isso, nos reunimos periodicamente com esses grupos, ou à medida em que surgem demandas, para orientar, tirar dúvidas, receber ofícios e solicitações ligadas à gestão municipal, além de prestar suporte jurídico e legal também. Tudo com o objetivo de fazer com que essas estruturas, em conjunto com o Camap e a Prefeitura, sejam de fato usadas em favor da população”, reiterou o presidente do Conselho, Claudiomir Gomes.

O Conselho das Associações de Moradores de Aparecida (Camap) está sediado na Rua Adail Viana Santana, na quadra 09, lote 16, Vila Isabel. O atendimento ao público é realizado das 8h às 11h30 e das 13h às 17h30 e o telefone de contato é 3545-4803.

Texto: Daniela Soares