GGIM faz balanço e discute novas estratégias

9 de maio de 2017

Aparecida de Goiânia, 30 de janeiro de 2014 – Os representantes do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) reuniram-se na tarde desta quinta-feira, 30, com representantes das polícias Civil e Militar e Guarda Civil Municipal para fazer um breve balanço e discutir metas e ações para o ano de 2014. “Trata-se de uma ação colegiada que tem aumentado bastante a sensação de segurança na população” – conta Coronel Raul Coutinho Neto, coordenador do GGIM.

Na ocasião foi repassada a notícia da instalação de 50 novas câmeras de videomonitoramento en regiões estratégicas da cidade. Na tarde da última quarta-feira (22) o prefeito Maguito Vilela esteve com a Secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, de quem recebeu a notícia. Além da instalação de mais 50 novas câmeras, a parceria com o Ministério da Justiça vai possibilitar ainda, recursos federais para equipar a Guarda Municipal.

Em 2013, a Prefeitura dobrou o efetivo da Guarda Municipal com a realização do último concurso, que convocou 250 novos profissionais e instalou 50 câmeras no município. Este ano, o sistema de videomonitoramento está sendo instalado em todas as unidades escolares do município. As câmeras serão controladas em tempo real pela central de videomonitoramento que fica no Setor Central. Em caso de tentativa de crimes, a ronda da Guarda Civil mais próxima será acionada e poderá se deslocar até o local com mais agilidade.

MAIS SEGURANÇA

A instalação de novas câmeras é motivada pela redução do índice de criminalidade no município, de cerca de 30%, nas localidades contempladas com as primeiras 50 câmeras. O projeto de videomonitoramento é uma parceria entre o município e o Ministério da Justiça. O colegiado existe há cerca de dois anos e delibera acerca de todos os temas relativos à segurança pública no município, em parceria com polícias Civil e Militar.

Os parâmetros foram definidos com foco no mapeamento dos vários tipos de criminalidade previamente feito em campo pelo Serviço de Inteligência da Polícia Militar do Estado de Goiás e focam principalmente bancos, agências lotéricas, caixas 24h, postos de gasolina e academias abertas. Maguito já solicitou reunião com o coordenador do GGIM Coronel Raul Coutinho e Secretário da Guarda Municipal e Defesa Social, Sargento Cachoeira, para repassar as demandas do Ministério da Justiça e acelerar o processo de implantação das novas câmeras.

Aparecida de Goiânia é sede da 2ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP). A unidade, inaugurada em Abril, é composta por outros 13 municípios goianos. Os responsáveis pela RISP são o 2º Comando Regional da Polícia Militar e a 2ª Delegacia Regional da Polícia Civil.

A 2ª Região Integrada de Segurança Pública foi dividida em quatro Unidades de Segurança Pública em Aparecida. Cada uma conta com comandos integrados da Polícia Militar e Polícia Civil. As áreas de atuação são a Região Central, incluindo o município de Hidrolândia, com 75 bairros; Região do Cruzeiro do Sul, com 51 bairros; Região do Tiradentes, com 42 bairros e a Região do Santa Luzia, com 27 bairros.