Aparecida de Goiânia, 20 de novembro de 2015 – Com o objetivo de prevenir erosões, trasbordamento dos córregos de Aparecida, alagamentos de vias e, consequentemente, o comprometimento de pontes e bueiros, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio do Grupo Integrado de Intervenção Preventiva de Defesa Civil iniciou nesta sexta-feira, 20, um trabalho de desobstrução de bueiros, limpeza e drenagem dos córregos – nos caso que apresentam assoreamento.
A ação foi iniciada pelo bueiro do Córrego Santo Antônio sob a BR-153, em frente ao Country Clube. Nesse ponto, por onde circulam milhares de veículos todos os dias, serão construídas quatro pontes e o alargamento da rodovia. As obras, previstas para o ano que vem, serão conduzidas pela concessionária da rodovia federal, a Triunfo Concebra, que está finalizando os projetos. “Já fomos ao Ministério das Cidades e à ANTT para apressar a liberação dos recursos. Enquanto isso, vamos monitorar este e todos os bueiros da cidade, para garantir que o período chuvoso transcorra sem sobressaltos”, explicou o prefeito Maguito Vilela.
Alerta nacional
De acordo com Juliano Cardoso, superintendente de Defesa Civil de Aparecida, departamento ligado à Secretaria de Governo e que coordena o grupo integrado de intervenção, a intensificação do trabalho preventivo se deve aos efeitos do fenômeno climático El Niño, que este ano devem ser mais intensos. “Recebemos um alerta nacional informando que os meses de dezembro, janeiro, fevereiro e março serão os piores em chuvas dos últimos dez anos. O Governo Federal alertou para que os municípios tomem as medidas necessárias de proteção à população. E é o que estamos fazendo. Onde houver um ponto de risco, estaremos agindo”, reiterou.
Com a orientação da Defesa Civil Estadual, representada na ocasião pelo tenente Valdick Rocha Ribeiro, Aparecida, que já monitora áreas específicas, mapeou todos os pontos de possível alagamento da BR-153 dentro do município. Entre eles, o trecho próximo ao Country Clube. “Usamos a Defesa Civil de Aparecida como referência para outras cidades do Estado, porque estão sempre atuantes. E a Defesa Civil foi criada justamente para isso: reduzir os riscos de desastres, onde pessoas podem morrer preservar a vida das pessoas”, destacou o chefe da seção de Resposta e Reconstrução da Defesa Civil estadual.
Identificados os pontos de alerta, o monitoramento na cidade conta também com a tecnologia para evitar acidentes. “Aparecida é a única cidade de Goiás que possui uma rede de pluviometria que nos dão exatidão do quanto está chovendo na cidade no momento. São 9 pluviômetros – para se ter uma ideia na capital existem apenas três –”, explicou Juliano Cardoso. A cidade também conta com um radar hidrológico, que mede a lâmina d’água no Córrego Santo Antônio, dando uma noção da situação no manancial no momento das chuvas.
Atendimento à população e criação do Fundo Municipal
Paralelamente ao monitoramento dos mananciais, o grupo integrado realiza um trabalho de acompanhamento das famílias que estão em áreas de risco. “O objetivo de todas as secretarias envolvidas – Habitação, Assistência Social, Regulação Urbana, Semma, SMTA, Infraestrutura –, coordenadas pela Secretaria de Governo, é criar uma rede de proteção para que o município não sofra com as chuvas, em especial as famílias que estão em locais de risco. Esse grupo estará pronto para removê-las a qualquer sinal de maior perigo”, informou o prefeito Maguito Vilela.
As ações da Defesa Civil no município serão respaldadas pelo Projeto de Lei do prefeito Maguito Vilela que, entre outras providências, cria o Fundo Municipal da Defesa Civil. O projeto está na Secretaria de Governo e, aprovado, habilitará o município a receber do Governo Federal o Cartão de Emergência. “Com ele, ocorrendo um problema, o recurso necessário é mandado direto para o Fundo e a Prefeitura pode tomar as providências cabíveis com agilidade, rompendo a burocracia e atendendo mais rapidamente a população”, esclareceu o secretário Euler de Morais.
Nesta sexta, durante todo o dia, equipes da Defesa Civil, Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente, Infraestrutura, Regulação Urbana, Corpo de Bombeiros e trabalhadores da concessionária Triunfo Concebra atuarão na limpeza do bueiro e margens do córrego retirando pneus, entulhos, areia, e outros objetos, muitas vezes descartados pela própria população no manancial, que obstruem a passagem da água.
Concluído o bueiro da BR-153, o trabalho se repetirá em todos os leitos de córregos da cidade obstruídos, em especial nos córregos Santo Antônio, Tamanduá, Almeida, Ribeirão Lajes, Saltador e São Nicolau, os principais mananciais da cidade e cujas imediações são bastante habitadas. “Essa limpeza já é realizada três vezes ao ano pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano, mas com as chuvas, o ideal é intensificar a ação e reforçar com a população que não faça descarte de entulhos e objetos nesses locais”, afirmou Juliano Cardoso.
Um material informativo, elaborado pela Defesa Civil conforme a Lei Federal nº 12 de abril de 2012, será distribuído pelas equipes da prefeitura. Ele alerta a população que vive nas imediações do Córrego Santo Antônio sobre práticas seguras e como agir para evitar acidentes durante o período chuvoso, além de outras situações de risco, até mesmo dentro de casa.
PRESENÇAS – As atividades do Grupo Integrado de Intervenção Preventiva de Defesa Civil foram acompanhadas pelo deputado federal Daniel Vilela (PMDB); pelo coordenador de Obras e Conservação Pleno da Triunfo Concebra, Abilio Peres; Josemar Lopes da Rocha, representante da Belcar, empresa sediada nas proximidades do bueiro; pelo presidente da Câmara de Vereadores de Aparecida, Gustavo Mendanha, e vereadores Arnaldo Leite e Almeidinha.
Os secretários Júlio Lemos (Habitação), Rodrigo Caldas (Desenvolvimento Urbano), Léo Mendanha (ASA), Cilene Alves Batista (Regulação Urbana), Carlos Eduardo de Paula Rodrigues (Fazenda); o chefe de Fiscalização da Semma, Fabrício Caldas Cunha; e os diretores da administração municipal Devaldo Ferreira (Proteção e Defesa Civil) e Ademar Rodrigues (Limpeza Urbana), coordenaram de perto a ação.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)