Pagamento do funcionalismo público injetará mais de R$ 36 milhões na economia da cidade

9 de maio de 2017

Aparecida de Goiânia, 20 de novembro de 2015 – Desde 2009, a atual administração movimenta a economia no final do ano com o pagamento do funcionalismo público municipal. Este ano não será diferente. De acordo com a Secretaria de Fazenda, as folhas de novembro e dezembro, incluindo o pagamento das duas parcelas do 13° salário, injetarão mais de R$ 36 milhões na economia da cidade.

Como acontece todos os anos, a primeira parcela do 13° salário será no dia 20 de novembro, ou seja, nesta sexta-feira. O salário de novembro segue o cronograma normal e deverá ser creditado até o 5° dia útil do mês de dezembro. A segunda parcela do 13° está prevista para o dia 20 de dezembro e o salário do mês doze também sairá até o 5° dia útil de janeiro. O objetivo é garantir tranquilidade aos servidores do município e ainda contribuir para a movimentação do comércio em Aparecida.

O pagamento em dia dos salários e do 13° faz parte da política de gestão do prefeito Maguito Vilela de valorização e compromisso com o os servidores municipais. Este ano, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia também realizou o reajuste salarial, de acordo com a inflação, garantindo o poder de compra dos servidores.

Pagamentos também vão movimentar economia local

Quem também pode comemorar são os comerciantes. Segundo o secretário de Indústria e Comércio, Ralph Vicente, o pagamento do funcionalismo público promete fomentar a economia local. “O 13° salário não será apenas para pagar dívidas. A nossa expectativa é extremamente positiva, já que o pagamento vai fomentar o comércio interno em todos os setores”, destacou o secretário.

Ainda de acordo com Ralph Vicente, o comércio de Aparecida está preparado para a movimentação de fim de ano, o que antes não acontecia, já que os salários eram gastos em shoppings e comércios da capital. “Aparecida se desenvolveu bastante, várias empresas se instalaram aqui e o comércio está bastante diversificado, pronto para atender as necessidades da população”, acrescentou.

Em 2008, Aparecida contava apenas com 5.870 empresas ativas. Até o fim do ano passado este número saltou para a casa dos 30 mil.  Com o aumento do número de indústrias e empresas, a geração de emprego também cresceu. Em de 2012 a 2014 Aparecida gerou mais de 13 mil empregos, os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (TEM).

“O aumento de empresas, emprego e renda estão intimamente relacionados com o desenvolvimento do nosso município nos últimos anos. Aparecida tem conseguido não só manter sua população e mão de obra na própria cidade, como também atrai pessoas de outros municípios, que avaliam positivamente o contexto atual da cidade”, comemora o prefeito Maguito Vilela.