Gustavo participa do lançamento do Programa Goiás na Frente

9 de maio de 2017

Foto: Enio Medeiros

Programa garente investimentos aos 246 municípios do Estado, incluindo finalizações de obras importantes em Aparecida

Aparecida de Goiânia, 30 de março de 2017- O Prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, participou na manhã desta quinta-feira, 30, do lançamento do Programa Goiás na Frente. O lançamento do programa é uma iniciativa do governo estadual e visa multiplicar desenvolvimento do Estado.

“Tenho dito que nossa administração não abre mão de parcerias. Sejam elas com o governo federal, com o governo do estado, com a iniciativa privada e até articulando com a bancada de parlamentares goianos no Congresso para a liberação de emendas que beneficiem nossa cidade. O programa Goiás na Frente destina verbas à nossa cidade, mas paralelamente a esta ação por parte do Governo do estado, continuaremos a pleitear mais recursos”, sublinhou o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha.

Com recursos na ordem de 9 bilhões de reais, o programa Goiás na Frente  vai contemplar todos os 246 municípios goianos. Os recursos provenientes dos cofres estaduais (R$ 6 bilhões) e da iniciativa privada (R$ 3 bilhões) que serão repassados por meio da assinatura de convênios, vai destinar R$ 500 milhões para todas as regiões do Estado que serão divididos da seguinte forma: R$250 milhões em 2017 e R$250 milhões em 2018. Sua aplicação e liberação independe da legenda partidária, mas está condicionada à apresentação de projetos e certidões disponibilizadas pelos prefeitos.

Os R$ 500 milhões que serão enviados aos municípios não são parte dos recursos adquiridos com a venda da Celg, mas apenas do Tesouro Estadual. Os recursos repassados pela Enel ao Estado possuem destinação carimbada e só podem ser aplicados diretamente pelo governo de Goiás, e não transferida às prefeituras.

INVESTIMENTOS:

De acordo com o plano de investimentos que foi anunciado, com recursos diversos, do Tesouro Estadual e também oriundos da venda da Celg Distribuição para o grupo italiano Enel Brasil, foram canalizados para obras de Infraestrutura (rodovias, aeroportos, aeródromos e obras urbanas) e Saúde (construção e conclusão de hospitais e Centros de Referência e Excelência em Dependência Química – Credeqs), e ainda Educação, Habitação e Segurança Pública.

“O objetivo é encontrar os melhores caminhos para esses recursos e permitir que Goiás invista em obras estruturantes, atraindo mais investimentos e fortalecendo a economia. As

prioridades serão atender as áreas da infraestrutura, saúde, ciência, tecnologia e inovação, habitação e saneamento”, salientou o Governador do Estado, Marconi Perillo.

Para a área de Infraestrutura foram destinados R$ 602.447.056,28, com parte dos recursos complementados pelo BNDES e pelo Funproduzir. Com este subsídio, serão realizadas obras direcionadas para o fomento do turismo e o escoamento da produção de grãos. Serão duplicadas as GOs 070, 080, 213, 010 e 139. São 53 obras de Infaestrutura (rodovias), 20 obras na área da Saúde (hospitais e AMEs), e 10 obras civis.

Em Aparecida, a promessa da retomada das obras da Avenda da Paz e a conclusão do Centro de Convenções do município. “O Governo de Goiás lança hoje, um extenso programa de investimentos para 2017 e 2018. Este é mais um sinal de que é o primeiro estado brasileiro a retomar o crescimento, a dar um passo decisivo no sentido de se desenvolver ainda mais. E Aparecida não poderia ficar de fora. Esse plano vai trazer muito desenvolvimento para nosso município e os demais.”, enfatizou Gustavo.