Gustavo viabiliza incentivo para atleta aparecidense disputar campeonato mundial

9 de maio de 2017

Foto: Rodrigo Estrela

Aparecida de Goiânia, 22 de março de 2017 – O prefeito Gustavo Mendanha recebeu na tarde desta quarta-feira, 22, o campeão brasileiro estudantil de natação, Iovani Rodrigues Oliveira de 16 anos. O campeonato onde o atleta conquistou as duas medalhas de ouro nas modalidades 100 m peito e 200 m medley e a de prata foi realizado  em Aracaju, Sergipe, nos dias 03 e 04 de março deste ano. “Aparecida hoje possui destaques em todas as áreas, principalmente na esportiva e isso é muito bom para a cidade e um jovem conquistando medalhas serve de exemplo para outras crianças”, enfatizou o prefeito.

Com a vitória na competição, o estudante do Colégio da Polícia Militar sargento Nader Alves, consegui índice para disputar o Campeonato Mundial Estudantil que será realizado em Budapeste na Hungria em abril. O diretor do colégio, tenente coronel Altamir Firmino falou das expectativas para o mundial. “Iovani vem abrilhantando o nome de Aparecida e do colégio Militar sendo um expoente do esporte e temos a certeza de que ele será destaque no campeonato na Hungria, mas para isso ele precisa de patrocínio para a compra das passagens dele e do técnico. Por isso pedimos o apoio da administração municipal”, sublinhou o diretor.

O prefeito Gustavo Mendanha, que estava acompanhado do secretário de Esportes, Lazer e Juventude, Gefferson Aragão e também do presidente da Câmara, Vilmar Mariano, disse que vai buscar meios de formalizar o apoio ao estudante. “Não podemos deixar que ele perca essa oportunidade de avançar no esporte e quem sabe um dia disputar uma Olimpíada. Por isso vamos viabilizar, de forma legal, o apoio ao atleta, que levará o nome de Aparecida e de Goiás para o mundo”, salientou. O secretário Gefferson ficou então de pegar a documentação com o índice para levar aos órgãos estaduais ligados ao esporte.

“Aqui em Aparecida estamos viabilizando o programa Pró Esporte que visa exatamente financiar atletas de alto rendimento como o Iovani para que eles possam treinar e participar de competições no Brasil e em outros países. Para isso iremos encaminhar o projeto para a Câmara, mas enquanto essa parte burocrática não se resolve, iremos procurar outros meios, como a Agência Goiana de Esportes e Lazer (AGEL) e também a Goiás Turismo, para que o estudante e seu técnico, Denis, não perderem o campeonato na Hungria”, sublinhou o secretário de Esportes, Gefferson Aragão.

Treino intenso

Para a conquista das três medalhas no Campeonato Brasileiro Estudantil de Natação, conta que treinava três horas por dia, durante a tarde, pois a manhã era dedicada aos estudos no Colégio. “Me dediquei bastante para a competição, treinando das 14h às 17h de segunda a sábado e estou muito feliz com a conquista das medalhas e por poder representar minha cidade e meu estado. E agora é treinar mais para o campeonato mundial e também para o panamericano estudantil que será no segundo semestre aqui no Brasil”, relatou o atleta que começou a praticar natação com 10 anos e já conquistou campeonatos estaduais e regionais na modalidade.