Maguito integra comitê organizador do II EMDS e faz balanço positivo de encontro preparatório em Goi

9 de maio de 2017

Aparecida de Goiânia, 11 de março de 2013 – Depois de presidir ontem, 11, ao lado do prefeito de Goiânia Paulo Garcia (PT), o encontro preparatório para o II Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (II EMDS), que reuniu prefeitos e prefeitas do estado de Goiás no paço municipal de Goiânia, o prefeito Maguito Vilela (PMDB), integrou hoje, 12, a equipe do comitê organizador do encontro, que será realizado em Brasília, de 23 a 25 de abril, sob o tema “Desafio dos Novos Governantes Locais”.

O comitê, do qual o prefeito de Aparecida faz parte, promoveu duas reuniões nesta terça-feira para definir a pauta do II EMDS, uma no período da manhã, na sede da FNP em Brasília, e outra durante à tarde, no Hotel San Marco. O prefeito aproveitou o momento de sua exposição para um breve balanço sobre o encontro realizado na capital goiana. “Foi extremamente positivo. Além do encontro de abril, discutimos demandas e soluções importantes para problemas vividos por todos os municípios”, ponderou o peemedebista.

O presidente da presidente da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) e ex-prefeito de Vitória (ES), João Coser, também avaliou positivamente a reunião realizada no Paço Municipal de Goiânia, e que vem sendo repetida em todos os estados do país. “Nosso propósito foi fortalecer vínculos e deliberar propostas para o II EMDS, mas o encontro acabou sendo bem mais amplo”, falou.

Coser elogiou novamente a atuação de Maguito à frente da Vice-presidência da FNP para Assuntos das Cidades Populosas com Alta Vulnerabilidade Socioeconômica. “A participação de Maguito na gestão da FNP tem sido muito importante. Pela sua excelente atuação como prefeito, pela experiência como ex-governador e senador e pela sua vontade de tentar mudar a atual realidade dos municípios como Aparecida”, completou.

II EMDS – Os encontros preparatórios para o II EMDS serão realizados até o final de março em 10 capitais brasileiras. O objetivo é divulgar a FNP, bem como o II EMDS, para os prefeitos brasileiros, além de convidá-los a participar do encontro. O objetivo do EMDS é promover a troca de experiências e contribuir para o aperfeiçoamento das gestões municipais e também para a construção coletiva de uma agenda da federação brasileira, priorizando o desenvolvimento local sustentável.

Para cumprir esses objetivos, o evento apresenta diferentes possibilidades de discussões, como destaque para Fóruns TED like, Arenas de Diálogos, Salas Temáticas, Salão Internacional de Boas Práticas, e Pontos de Encontro. Já o conteúdo proposto para as discussões aprofunda o debate sobre temas como os desafios da gestão municipal, os riscos judiciais de ser prefeito, o setor privado e os desafios das cidades, a mobilidade urbana e metropolitana e as cidades sustentáveis.