Presidente da FNP se reúne com Maguito antes de encontro com municípios goianos

Foto: Carlos Alexandre

Aparecida de Goiânia, 11 de março de 2013 – O prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela (PMDB), recebeu nesta segunda-feira, dia 11, em seu gabinete, o presidente da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) e ex-prefeito de Vitória (ES), João Coser, que veio participar de uma reunião da entidade com prefeitos do estado no Paço Municipal de Goiânia.

A reunião, realizada em todos os estados do país, aconteceu no período da tarde. Trata-se de um plano de regionalização da agenda da FNP. O propósito é fortalecer vínculos e deliberar propostas para o II Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável – Desafio dos Novos Governantes Locais, que acontecerá entre os dias 23 e 25 de abril em Brasília.

A abertura ficou por conta do prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT), que pontuou problemas em comum enfrentados pelos alcaides nas áreas da Saúde, Segurança Pública, Mobilidade Urbana e Habitação. “Já houve o Século dos Impérios e o Século das Nações. Este é o Século das Cidades. Há que se fazer uma Reforma Política que contemple municípios de uma forma mais justa”, disse Garcia na abertura da reunião.

O prefeito Maguito Vilela – que é vice-presidente da FNP para Assuntos das Cidades Populosas com Alta Vulnerabilidade Socioeconômica (G-100) – por sua vez, aproveitou para  falar sobre o problema da judicialização na política, que também foi citado por outros prefeitos. “Nós prefeitos temos mandatos legítimos, somos eleitos pelo povo e não podemos ser humilhados de forma tão ultrajante por pessoas que muitas vezes querem apenas holofotes voltados para si”, enfatizou Maguito.

Em sua fala durante a reunião, João Coser aproveitou para agradecer Maguito pela motivação e empenho na atual gestão da entidade. “A participação do Maguito na gestão da FNP é muito importante. Pela sua excelente atuação como prefeito, pela experiência como ex-governador e senador e pela sua vontade de tentar mudar a atual realidade do país”, ressaltou o ex-prefeito de Vitória.

“As crianças brasileiras estudam por 14 anos em escolas cuja responsabilidade são dos municípios. Depois, quando os pais conseguem vaga, estudam outros três anos em colégios sob responsabilidade dos estados. Mais à frente, se também conseguirem vagas, estudam mais quatro ou cinco anos sob a tutela do Governo Federal. Ou seja, quem forma de verdade os estudantes brasileiros são os municípios”, lembrou Coser.

O evento também contou com a presença do deputado federal Leandro Vilela (PMDB), dos deputados estaduais Mauro Rubem (PT), Humberto Aidar (PT), Luiz Cezar Bueno (PT) e Wagner Siqueira (PMDB); além da superintendente da Caixa Econômica Federal em Goiás, Marize Fernandes; do presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM), Aroldo Cavalcante; e do presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA) de Goiânia, Pedro Wilson Guimarães.

SAÚDE – Durante o encontro da FNP, o secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro, apresentou o Programa de Valorização do Profissional na Atenção Básica (Provab), criado pelo Ministério da Saúde para estimular a atuação de profissional na Atenção Básica, promovendo a formação do médico para a real necessidade da população brasileira. O programa também favorece a universalização do acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS), através da sua principal porta de entrada, as Unidades Básicas de Saúde (UBS).

O Provab é uma das medidas que serão adotadas pelo Governo Federal a fim de resolver um dos grandes gargalos das administrações municipais, a falta de médicos. Ele propõe aumentar o período dos cursos de medicina, de 6 para 8 anos, onde apenas receberão seus diplomas os médicos que prestarem serviços em Unidades Básicas de Saúde. Outra medida é a criação de um fundo para subsidiar o aumento do salário de médicos que atendam pelo SUS. A terceira trata-se de autorização para a contratação de médicos com formação no exterior pelas prefeituras. Todas essas medidas são requisições feitas pela FNP ao Ministério da Saúde.