Ministério do Trabalho anuncia 2,5 mil vagas do Projovem Trabalhador para Aparecida

9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes

Aparecida de Goiânia, 08 de março de 2013 – O secretário Executivo do Ministério do Trabalho, Marcelo Aguiar, esteve hoje, 08, em Aparecida de Goiânia onde se reuniu com o prefeito Maguito Vilela (PMDB) e anunciou que o município foi contemplado com mais 2,5 mil vagas para o programa Projovem Trabalhador. Marcelo Aguiar anunciou ainda a modernização e aparelhamento do SINE municipal.

“São notícias ótimas, pois Aparecida é uma cidade estratégica, que vem crescendo a cada dia, e sua atual vocação é para a industrialização. Colocamos o município à disposição do Governo Federal para possíveis projetos pilotos de qualificação profissional”, pontuou o prefeito.

De acordo com Marcelo Aguiar, o município está em consonância com o Ministério, executando com sucesso o programa de qualificação da mão-de-obra de jovens. “Aparecida se mostrou eficiente na execução do programa, qualificou mais de 1,7 mil jovens para o mercado de trabalho, e, portanto, está credenciada a receber mais vagas do projeto. A qualificação é importante, pois a cidade se tornou nos últimos anos o polo industrial da região metropolitana”, afirmou o secretário executivo.

A primeira edição do programa Projovem Trabalhador foi executada pelas secretarias de Educação, Indústria e Comércio e pelo Sine de Aparecida. A nova edição do programa será coordenada pela Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda. O titular da pasta, Adriano Montovani, informou que dos 1,7 mil jovens que se qualificaram pelo Projovem Trabalhador, 30% conseguiu uma colocação no mercado de trabalho. “Esta era a meta do Ministério e conseguimos atingí-la, graças ao empenho da administração em qualificar a mão-de-obra do trabalhador aparecidense”, frisou o secretário.

Adriano Montovani teve ainda solicitação atendida pelo representante do ministério, para a liberação de mais cursos profissionalizantes para o município de Aparecida, a fim de qualificar a mão-de-obra aparecidense que está fora dos requisitos de programas como o Projovem e Pronatec. “Criamos um grupo de trabalho para conhecer as áreas do mercado de trabalho que mais necessitam de mão-de-obra qualificada, e informaremos o Ministério sobre elas, para que tenhamos cursos mais prolongados, preparando o aparecidense para melhores cargos e melhores salários”, enfatizou o secretário.

De acordo com dados da secretaria de Trabalho, Emprego e Renda de Aparecida, de janeiro de 2012 a janeiro de 2013, Aparecida de Goiânia obteve a marca de 77 admissões no mercado de trabalho e 73 mil demissões, o que gerou um saldo positivo de 4 mil novas vagas. “Esses dados positivos fazem Aparecida se destacar nacionalmente na geração de emprego e renda, e nossa expectativa é de que esse número aumente ainda mais nos próximos anos”, informou o secretário de Trabalho, Adriano Montovani.

Projovem Trabalhador

Preparar o jovem para o mercado de trabalho e para ocupações alternativas geradoras de renda são os principais objetivos do Projovem Trabalhador. Podem participar do Programa os jovens desempregados com idades entre 18 e 29 anos, e que sejam membros de famílias com renda per capta de até um salário mínimo. O jovem recebe ainda uma bolsa no valor de R$ 100, vale transporte e alimentação no período do curso.