Maguito Vilela avança na regularização do Polo Empresarial Goiás

9 de maio de 2017

9 de maio de 2017


Foto: Fabiano Araújo - Secom

Após quase uma década de espera, empresários começam a receber escrituras dos terrenos em um dos maiores parques industriais de Aparecida

Aparecida de Goiânia, 3 de setembro de 2014 – O prefeito Maguito Vilela e os secretários Marcos Alberto Luiz Campos (Indústria e Comércio), Ronnie Barbosa Vieira (Habitação e Regularização Fundiária), Afonso Boaventura (Planejamento), e o procurador-geral do Município, Tarcísio Francisco dos Santos, participaram nesta quarta-feira, 3, da cerimônia de entrega de 25 escrituras para empresas instaladas no Polo Empresarial Goiás, que receberam termos de cessão de uso entre 1999 e 2008.

“Em breve, outras escrituras serão entregues, até concluirmos definitivamente este processo de regularização do Polo Empresarial Goiás. Com a escrituração, as empresas terão mais condições de ampliar os investimentos e contribuir com o desenvolvimento de Aparecida. Vamos consolidar o Polo Empresarial Goiás como um dos maiores do país”, enfatizou o prefeito Maguito Vilela.

A solenidade foi realizada na Oktos Cervejaria, instalada no local desde 2006. A empresa entrou em operação em outubro de 2007. “Nossa empresa está na segunda etapa de entregas, mas pelo trabalho que a Associação do Polo e a prefeitura fazem, em breve receberemos a escritura”, informou um dos sócio-propietários da cervejaria, Manoel Bezerra.

Ele explicou que sem a escritura, as empresas e indústrias instaladas no polo enfrentavam dificuldades, especialmente para realizar novos investimentos. “Pra gente captar recursos hoje, além de um histórico muito bom de negociações com os agentes  financeiros, precisamos dar garantias. E a gente não tem nada além do nosso prédio, porque o termo de doação que temos não serve para os bancos. Aparecida se beneficia muito com essa iniciativa”, reiterou o empresário.

De acordo com o secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Ronnie Barbosa Vieira, a regularização das áreas atende uma necessidade antiga das empresas que receberam doações de áreas no município em gestões anteriores. “Na época essas áreas foram desapropriadas com a finalidade da construção do polo”, explicou. Agora, o processo de regularização, que inclui o pagamento de desapropriações feitas à época, está sendo finalizado.

O trabalho que culminou na entrega das escrituras foi realizado em conjunto pelas secretarias de Planejamento, Regularização Fundiária, Procuradoria Geral do Município e Indústria e Comércio, à quem competiu aplicar os critérios de seleção das empresas beneficiárias.

ASSOCIAÇÃO – Segundo o presidente da Associação do Polo Empresarial Goiás e proprietário da Sicmol, Gilberto Antônio Sebba, que intermedia e acompanha todo o processo de emissão das escrituras junto à Prefeitura, o polo abriga hoje 180 empresas, sendo 131 associadas, e todas elas, até então, sem escrituras. “O problema ocorreu porque uma parte do polo correspondia a uma fazenda, desapropriada na época, e parte desses loteamentos não foram pagos”, sublinhou.

Segundo o empresário, embora tivessem garantia para utilização das áreas, a falta do documento prejudicava os empresários. “Hoje ninguém consegue, apenas com o termo de doação que nós temos, um financiamento bancário, por exemplo. Com a escritura em mãos isso se torna possível e vem de encontro com a intenção de expansão das empresas. É mais criação de empregos, arrecadação de impostos, uma vitória para toda a cidade”, salientou.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)