Mais de 240 bairros de Aparecida de Goiânia serão atendidos com limpeza e roçagem

9 de maio de 2017

Foto: Rodrigo Estrela - Secom

Prefeito Gustavo Mendanha acompanhou início dos trabalhos no Jardim Helvécia,
nesta sexta-feira (06); meta é concluir trabalhos em 120 dias,
afirma secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Max Menezes

Aparecida de Goiânia, 06 de janeiro de 2017 –  Em até 120 dias, 249 bairros de Aparecida de Goiânia receberão funcionários da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano para execução de serviços de limpeza de lotes, roçagem e retirada de entulhos. Os resultados deste tipo de trabalho vão desde a diminuição de criadouros do mosquito Aedes Aegypti, o transmissor da dengue, à possível diminuição da criminalidade, já que o mato alto pode servir de esconderijo para criminosos. Sem contar em melhor qualidade de vida para a população aparecidense.

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, acompanhou o início dos trabalhos, no Jardim Helvécia, na manhã desta sexta-feira (6). “Esta ação será presente nos quatro cantos da nossa cidade. Há um planejamento para que a limpeza do município ocorra normalmente ao longo de todo ano”, destacou o prefeito, que estava acompanhado por alguns auxiliares e pelo vice-prefeito e secretário de Governo, Veter Martins.

“Fui empossado no domingo e, desde então, eu e minha equipe estamos trabalhando diuturnamente. A prefeitura não parou; os serviços oferecidos à população seguem a todo vapor”, disse Gustavo Mendanha, ressaltando que não houve nenhum tipo de interrupção nos serviços de limpeza urbana ou em qualquer outro desde domingo último. “Os servidores deram continuidade aos seus trabalhos”, acrescentou.

Serviços
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano, Max Menezes, serão executados serviços de roçagem, varrição, jardinagem e retirada de entulho. Para conseguir atender todos os bairros, cerca de 600 servidores se dividirão entre as regiões do Setor Garavelo, Central e Santa Luzia. Todas têm à disposição 20 tratores, seis caminhões, uma pá carregadeira e uma retroescavadeira. A previsão é que em 120 dias a ação integrada em todos os bairros seja concluída, mas Max Menezes diz que o prazo pode ser encurtado para 90 dias.

“Esta força-tarefa é imprescindível neste momento por conta do aumento do mato depois do período de fortes chuvas”, explicou. Ainda segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano, apesar da obrigação de manter o lote particular limpo ser do proprietário, quando este não realiza a limpeza, a prefeitura faz a roçagem e cobra o serviço por meio do Imposto Territorial Urbano (ITU), conforme a legislação municipal. “Como o mato está muito alto e prejudica a população, a prefeitura acaba executando o serviço, mas o proprietário do lote precisa se conscientizar e realizar o serviço de limpeza,” pontuou.

Max Menezes informou ainda que a população também pode solicitar estes serviços da Prefeitura de Aparecida de Goiânia pelo telefone (62) 3545-9978. “Os moradores é que realmente sabem a realidade de seus bairros, por isso podem e devem ajudar a prefeitura nos comunicando destas demandas”, destacou.

Contato direto
Em mais uma agenda externa nesta primeira semana de mandato – o novo prefeito de Aparecida tem conciliado compromissos públicos com despachos no gabinete e com a formatação do segundo e terceiro escalões -, Gustavo Mendanha cumprimentou todos os servidores que participavam da força-tarefa no Jardim Helvécia, além de moradores do setor que acompanhavam o início dos trabalhos.