Mais de 40 mil pneus são recolhidos em ação de combate ao Aedes aegypti em Aparecida

9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes - Secom

Aparecida de Goiânia, 10 de março de 2016 – Em dois dias de ação integrada contra o Aedes aegypti em Aparecida, foram recolhidos 40.257 mil pneus. A informação é da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), divulgada nesta quarta-feira (10), por meio do departamento de Vigilância em Saúde Ambiental. A SMS iniciou na última terça-feira (08) mais uma ação de recolhimento de pneus em todo o município. Só no primeiro dia foram recolhidos cerca de 17 mil pneus. A ação integrada se estendeu até ontem (quarta-feira, 09).

O objetivo da iniciativa era recolher o maior número de pneus das ruas, lotes baldios e ilhas para evitar que se tornem criadouro do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. De acordo com o coordenador de Vigilância em Saúde Ambiental, Iron Pereira, os lotes vazios e as borracharias são campeões de acúmulo de pneus. “A conscientização da população, evitando o descarte irregular desses objetos que podem acumular água, é muito importante para evitar a proliferação do mosquito”, lembra Iron Pereira.

Todos os pneus recolhidos pelas equipes da Vigilância foram encaminhados para o Centro de Cultura e Lazer José Barroso, que fica no Residencial Village Garavelo. Os moradores que queriam se desfazer de pneus velhos também puderam fazer o descarte no local. Em 2015, a Vigilância realizou três grandes mutirões como esse e foram recolhidos 250 mil pneus. Ao final da ação, todo o material foi entregue à empresa de reciclagem Reverso.

Ao todo, 120 servidores participaram da ação, que é uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde, Desenvolvimento Urbano Infraestrutura e Defesa Civil. Eles contaram com 11 caminhões carroceria para realizar o recolhimento e o manejo dos pneus.

Segundo dados da Diretoria de Vigilância e Saúde Ambiental, só em 2016 já foram notificados 3.153 casos de dengue em Aparecida. Em 2014 foram registrados 10.763 casos de dengue no município. Em 2015, este dado saltou para 16.259 casos, por isso a preocupação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é eliminar todos os possíveis criadouros do mosquito.

Trabalho integrado

Para dar continuidade à luta contra o mosquito Aedes, a população também pode contribuir, fazendo a entrega diretamente no centro de lazer ou fazendo denúncias pelos números do Disque Dengue: 0800 646 25 00 e 3545-4819. O Aplicativo de denúncia “Xô Aedes” também está disponível para smartphones. Por esses canais, os moradores podem informar o endereço para que os agentes da Vigilância Sanitária realizem uma visita ou verifique uma denúncia.

Ainda para auxiliar os aparecidenses, mesmo não sendo uma atribuição do poder público o recolhimento de objetos usados, como sofás, guarda-roupa ou geladeira, a Prefeitura de Aparecida criou o serviço Disque Busca pelo telefone 3545-9969. A ferramenta foi lançada em 2013, junto com a campanha “Aparecida é sua casa, quem mora cuida”.

Por meio Disque busca, o cidadão pode agendar dia e horário para que uma equipe da Prefeitura recolha o objeto que a pessoa não quer mais em sua casa, evitando que sejam depositados em lotes, margens de córregos, canteiros e até nas ruas, o que ocasiona multas aos responsáveis.