Mansões Paraíso e região recebem Unidade Básica de Saúde

Foto: Fabiano Araújo - Secom

Aparecida de Goiânia, 23 de dezembro de 2014 – O prefeito Maguito Vilela e o secretário de Saúde Paulo Rassi inauguraram na manhã desta terça-feira (23), mais uma Unidade Básica de Saúde (UBS) em Aparecida. Desta vez, moradores do setor Mansões Paraíso e região foram contemplados.

A solenidade foi realizada na própria unidade, localizada na Rua J-50 com a J-48, quadra 65, próximo ao Parque da Criança. Foram investidos R$ 400 mil vindos do governo federal e R$ 349,2 mil de contrapartida do município.

A unidade já começa a funcionar a partir de hoje (23) e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas. Serão oferecidos serviços básicos como acolhimento, acompanhamento de gestantes e bebês (pré-natal e puericultura), consultas médicas e de enfermagem.

Também serão feitos curativos, ministradas vacinas, distribuição de medicamentos, preservativos e contraceptivos, planejamento familiar, exames preventivos para câncer de colo do útero, grupo de Educação em Saúde e Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

Ao todo, 2.250 famílias do setor Mansões Paraíso e bairros adjacentes que serão assistidas pela unidade. O atendimento será feito por três equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF). Cada equipe possui um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem, um odontólogo e sete agentes de saúde.

“A saúde faz parte de tudo na nossa vida. Se não temos saúde não conseguimos trabalhar e realizar nossas tarefas diárias. Por isso nossa gestão está investindo na atenção básica, que é fundamental para o cidadão”, salientou Maguito.

A UBS conta com cinco consultórios médicos, três odontológicos, sala de vacila, sala para pequenos procedimentos, de curativo, utilidades, esterilização, arquivo, Depósito de Material de Limpeza, copa, banheiro adaptado para Portadores de Necessidades Especiais (PNE), recepção e estacionamento.

Os vereadores Élio Bom Sucesso e Arnaldo Leite ressaltaram os benefícios que o prefeito Maguito Vilela levou para a região nos últimos seis anos. “Assim como acontece com Aparecida a região do Mansões Paraíso vem crescendo e recebendo diversos benefícios. Essa era uma região esquecida e hoje temos asfalto, duas UBSs, Feira Coberta e agora teremos o Hospital Municipal. Um avanço para todos os moradores”, destacou o vereador Arnaldo Leite, morador da região.

Expansão da rede – Esta é a décima primeira UBS inaugurada pela gestão do prefeito Maguito Vilela. Outras duas que funcionavam como PSF nos setores Tiradentes e Boa Esperança foram transformadas em Unidade Básicas de Saúde, totalizando 13 UBS nesta gestão.

As demais foram entregues nos setores Jardim Paraíso, Alto Paraíso, Bandeirantes, Caraíbas, Jardim dos Ipês, Delfiori, Retiro do Bosque, Veiga Jardim, Jardim Olímpico, Riviera e Cândido de Queiroz. Além da Unidade de Pronto Atendimento 24 horas no setor Brasicon. Ainda estão em construção outras 18 UBSs, um Hospital Municipal com 220 leitos e mais duas UPAs.

“A demanda ainda é grande, por isso estamos expandindo a rede ao mesmo tempo em que investimos na qualidade dos serviços prestados à população e na melhoria das condições de trabalho dos nossos servidores”, destacou o secretário de Saúde, Paulo Rassi.

A coordenadora da ESF em Aparecida, Érika Rocha, acrescenta que o fortalecimento da Saúde da Família no município é uma das prioridades da gestão por obter bons resultados a curto e longo prazos. “Dessa maneira, dentro dos bairros, cuidamos melhor das pessoas, desafogamos as urgências e contribuímos para futuras gerações mais saudáveis”, completa.

Presenças – O vice-prefeito Ozair José (PT), os secretários Carlos Eduardo (Fazenda), Adriano Montovani (Trabalho), Rodrigo Caldas (Desenvolvimento Urbano), Valdemir Souto (SMTA), Ozéias Laurentino Júnior (Comunicação), Ralph Vicente (Indústria e Comércio), Domingos Pereira (Educação), Luciana Guimarães (Cultura) e André Luis (Controle Interno); e os vereadores Arnaldo Leite e Élio Bom Sucesso presenciaram a solenidade de inauguração da UBS que também contou com a presença de toda a comunidade.