Mais 327 milhões para obras de esgoto em Aparecida

Foto: Carlos Alexandre (Secom)

Aparecida de Goiânia, 23 de dezembro de 2014 – O prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela (PMDB), esteve presente na assinatura do financiamento captado pela Odebrecht Ambiental junto à Caixa Econômica Federal (CEF), que será empenhado na realização das obras de universalização do saneamento básico do município. A assinatura aconteceu na tarde desta terça-feira (23) na sede da CEF em Goiânia e contou com a presença da superintendente regional da instituição em Goiás, Marise Fernandes.

Também participou da assinatura dos documentos o presidente da Agência Goiana de Regulação (AGR), Ridoval Chiareloto e, como anuentes, os prefeitos de Trindade, Jânio Darrot (PSDB) e de Rio Verde, Juraci Martins (PSD). Representando a empresa de engenharia ambiental estiveram presentes os diretores Luiz Augusto Galvão Rossi e Rodrigo Sávio Couto de Lacerda.

O recurso total do financiamento concedido pelo banco público será de R$ 567.889.136,00 para as obras que serão realizadas em quatro municípios (Aparecida de Goiânia, Trindade, Rio Verde e Jataí). Destes, R$ 326.398.199,00 serão destinados à primeira etapa das obras da Odebrecht Ambiental em Aparecida. A primeira etapa se refere à finalização da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Santo Antônio, que deverá ser concluída até o final do primeiro semestre de 2015 e atenderá cerca de 120 mil pessoas.

A subdelegação das obras permitirá que o serviço de esgoto seja universalizado até o final do ano de 2019. Hoje 65,57% da população de Aparecida são atendidos com água tratada e 20,8% com esgoto. Em 2009, quando o acordo para a subdelegação foi assinado, apenas 50% dos aparecidenses tinham acesso à água tratada e 15% ao esgoto.

Segundo a assessoria de imprensa da Odebrecht Ambiental, a empresa já iniciou as obras de ligação dos domicílios dos setores Bairro Cardoso, Marista Sul, Cidade Livre, Itapuã e Vila Brasília. O programa de universalização da rede de esgoto através da subdelegação concedida à Odebrecht Ambiental atenderá 90% de todas as casas cujo serviço de água tratada já é ofertado pela Saneago.

ÁGUA TRATADA – Segundo informações da Saneago e da Secretaria de Estado da Casa Civil, o Governo Federal está investindo no município de Aparecida de Goiânia R$ 713 milhões, com recursos do PAC 1 e 2, BNDES e FGTS. Ao todo serão cinco frentes de serviço, para a ampliação do sistema de abastecimento de água. O projeto prevê a construção de 917 quilômetros de redes de distribuição, centros de reservação, estações de bombeamento e instalação de poços profundos, obras que vão possibilitar cerca de 22 mil novas ligações domiciliares.

As ações vão garantir água tratada para mais de 130 mil habitantes e universalizar o atendimento no município que tem hoje mais de 500 mil habitantes. Até o final de 2015 os índices de abastecimento de água terão saltado de 65,57% para 100%.