Prefeito articula, junto ao governo estadual, liberação de Cheques-Moradia e verba para asfalto

Foto: Marco Monteiro (Assessoria do Governo de Goiás)

Gustavo Mendanha participou de reunião agendada por vereadores
de Aparecida com governador Marconi Perillo;
Legislativo busca recursos para construção de nova sede

Em reunião no Palácio das Esmeraldas na manhã desta quarta-feira (5), oprefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, apresentou ao governador Marconi Perillo demandas de sua administração relacionadas a habitação e pavimentação asfáltica.Marconi se comprometeu publicamente a atendê-las. Determinou à Agência Goiana de Habitação (Agehab) a inclusão de dois mil Cheques-Moradia para Aparecida no cronograma de distribuição do benefício neste ano e assegurou que serão liberados R$ 10 milhões para execução de pavimentação asfáltica que liga o Centro de Recuperação de Dependentes Químicos (Credeq), no setor Expansul, à GO-020, saída para Bela Vista.

Gustavo estava ao lado do ex-governador e ex-prefeito Maguito Vilela, por 23 dos 25 vereadores da cidade, do ex-deputado estadual Léo Mendanha, seu pai, e dos secretários municipais Valéria Pettersen (Projetos e Captação de Recursos), Ricardo Teixeira (Articulação Política) e do vice-prefeito Veter Martins, que também responde pela Secretaria de Governo. O deputado estadual Marlúcio Pereira acompanhou o encontro, assim como o secretário de Estado de Articulação Política, Sérgio Cardoso.

Os vereadores de Aparecida, responsáveis pelo agendamento da audiência no palácio, voltaram a solicitar do governador apoio para a construção da nova sede do Legislativo municipal, conforme havia sido articulado anos atrás. Marconi teria falado em repassar R$ 2,5 milhões para a nova obra por meio de convênio. Após as deliberações com o governador, todos se encaminharam, exceto Maguito Vilela, para o Palácio Pedro Ludovico Teixeira, onde fizeram visita institucional ao vice-governador José Eliton.

“É a segunda vez que me encontro com o governador e o agradeço, mais uma vez, pela receptividade e pelo gesto republicano em firmar compromissos conosco, que somos de partido de oposição ao governo dele. Saio daqui confiante que o que foi acordado, será cumprido”, resumiu o prefeito, fazendo referência à reunião que ocorreu na tarde da última terça-feira (4) – da qual participaram também os prefeitos Iris Rezende (Goiânia) e Roberto Naves (Anápolis) –, quando Gustavo conseguiu, junto ao governador, o adiamento da votação de projetos na Assembleia que prejudicariam as finanças de Aparecida de Goiânia.

Habitação e asfalto
Acerca dos dois mil Cheques-Moradia, o prefeito ainda informou que a área para edificação de casas do programa do governo federal “Minha Casa, Minha Vida” – onde o programa da Agehabentraria em cena complementando o benefício para as famílias que lá morarão – já foi definida e que há, inclusive, mais de 20 mil cadastros prontos.

Sobre o repasse de R$ 10 milhões do governo do Estado para pavimentação asfáltica, Gustavo também ressaltou que o projeto que prevê a ligação do Credeq à GO-020 já está finalizado, possui licença ambiental e foi aprovado pela Agência Goiana de Transportes Públicos (Agetop) ainda em 2015. A próxima etapa seria a licitação. “Esta obra beneficiaria várias empresas, indústrias e sobretudo o Complexo Logístico Industrial e Alfandegário (Clia)”, enfatizou o prefeito.

Ainda no Palácio das Esmeraldas, Gustavo Mendanhasolicitou parcerias junto ao governo do Estado para asfaltar dezenas de trechos na região do Pontal Sul. Questionou o governador sobre a promessa de construção do Centro de Convenções de Aparecida de Goiânia e ouviu dele que o projeto, após reformulada sua parte arquitetônica, seguirá os trâmites burocráticos de praxe, quando o governo dará início, então, ao processo licitatório.

O prefeito de Aparecida ainda articulou com Marconi a ida, na próxima sexta-feira (7), à sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no Rio de Janeiro (RJ). O objetivo da viagem é reunir-se com a cúpula desta instituição financeira a fim de encontrarem alternativas para destravar recursos que serão aplicados, pela iniciativa privada, nas obras de desvio da BR-153, que fomentará o desenvolvimento de outras regiões da cidade e melhorará a logística na região. Os prefeitos de Senador Canedo, Divino Lemes, e de Hidrolândia, Paulo Sérgio de Rezende, devem integrar a comitiva.