Prefeito e ministro da Saúde assinam ordem de serviço para construção do Hospital Municipal

9 de maio de 2017

Foto: Arquivo/Secom

Aparecida de Goiânia, 12 de setembro de 2014 – ​O prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela (PMDB), e o ministro da Saúde, Arthur Chioro, assinam nesta terça-feira, 16, às 17h30, ordem de serviço para construção do Hospital Municipal e mais 14 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A solenidade será realizada na Feira Coberta de Aparecida, no Bairro Cidade Vera Cruz I. “O Hospital Municipal será referência no Estado e também irá desafogar as unidades menores. Mais de 90% dos aparecidenses dependem do SUS e não podem ficar sem uma saúde pública de qualidade. O hospital vem para sanar essa demanda”, destacou o prefeito.

O Ministério da Saúde investirá R$ 63,8 milhões na construção do hospital que terá 220 leitos, distribuídos em enfermarias para adultos divididas por sexo e infantil, sendo, três leitos ao máximo por enfermaria – todas com acomodações para acompanhantes. O novo hospital será edificado em uma área total de 17 mil metros quadrados no Bairro Cidade Vera Cruz 1, próximo ao Anel Viário.

O Hospital Municipal terá o dobro de leitos que o Hospital de Urgências de Aparecida (Huapa), sob a gestão do governo estadual. “Entendemos que os dois hospitais poderão ajudar a suprir a necessidade da população de Aparecida e também colaborar com os moradores da Região Metropolitana de Goiânia, por meio de pactuação entre as secretarias municipais”, explicou o secretário de Saúde de Aparecida, Paulo Rassi.

Serão 90 leitos clínicos, 60 leitos cirúrgicos, 20 leitos pediátricos, 30 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs), 10 leitos de recuperação anestésica e 10 leitos de reanimação e observação. O Hospital Municipal possuirá área de pronto-atendimento; atendimento de urgência; área de apoio terapêutico; ambulatório, apoio diagnóstico, raio-x, eletrocardiografia, ultrassonografia, endoscopia, tomografia computadorizada, laboratório, apoio técnico e administrativo, apoio logístico, farmácia, serviço de nutrição e dietética, lactário, internação geral (adulta e pediátrica), e centro cirúrgico.

UBSs – No mesmo ato, o ministro e o prefeito assinarão ordens de serviços para a construção de mais 14 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) no município e inaugurarão as UBSs dos setores Cândido de Queiroz, Jardim Riviera e Setor Andrade Reis. Com a inauguração dessas três unidades, a administração do prefeito Maguito Vilela completa a inauguração de 10 UBSs. Mais cinco UBSs estão em construção e devem ser inauguradas nos próximos meses.

Além disso, a atual administração inaugurou, em 2012, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas Doutor Cairo José Louzada, no Setor Brasicon, e neste momento está construindo mais duas UPAs, sendo uma no setor Buriti Sereno e outra no Parque Flamboyant. As duas UPAs devem ser inauguradas no início de 2015.

Diferença – As UBSs são a porta de entrada do SUS. É na Unidade Básica de Saúde que os cidadãos têm as consultas regulares, recebem acompanhamento, medicamentos e vacinas. As UBSs fazem parte da estratégia da Atenção Básica. Já a UPA 24h é a unidade fixa de urgência e emergência. É um serviço da alta-complexidade e está diretamente ligado ao SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

SUGESTÃO DE PAUTA

Assunto: Assinatura da ordem de serviço para construção do Hospital Municipal

Data: 16 de setembro (terça-feira)

Local: Feira Coberta, Avenida V-6, Cidade Vera Cruz I