Prefeitura de Aparecida investe na relação com a população por meio das redes sociais na Internet

9 de maio de 2017

Foto: Divulgação

Aparecida, 13 de novembro de 2015 – Com o advento das redes sociais, a população, que antes tinha apenas os veículos de comunicação tradicionais – rádio, TV e impresso – para dialogar com o Poder Público, passaram a interagir diretamente com a administração de sua cidade, estado e país, sem a necessidade de interlocutores. Entendendo essa tendência, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria de Comunicação (Secom), desde 2011, vem incorporando várias plataformas, como Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.

A comunicação direta com o cidadão foi iniciada com a criação da página da prefeitura no Facebook, que hoje tem mais de 31 mil curtidas. A página apresentou um enorme potencial para auxiliar a gestão, agilizando demandas e atendimentos, o que foi rapidamente observado pelo prefeito Maguito Vilela. Maguito incentiva o diálogo dos gestores públicos com a sociedade por meio das redes sociais. A administração das contas oficiais da Prefeitura de Aparecida nas redes sociais envolve todas as Diretorias de Jornalismo e Marketing da Secretaria de Comunicação.

“A preocupação não é apenas que a prefeitura esteja presente nas redes sociais, mas principalmente garantir que a interação com a população ocorra pra valer”, explicou o secretário de Comunicação Ozéias Laurentino Júnior. O  segredo para o funcionamento dessa interação, segundo ele, é a colaboração das demais secretarias. “Todos os setores da administração assimilaram a nova metodologia. Recebem as demandas da nossa equipe e conseguem atender, de imediato, com informações, orientações ou providenciando o cumprimento dos serviços solicitados”, completou.

Com esse objetivo de tornar a prefeitura presente no cotidiano da população, interagindo de forma mais rápida, ouvindo demandas, críticas, sugestões e elogios, a prefeitura está presente em todas as redes sociais e, mais recentemente, no Colab.re e no site Reclame Aqui, que já era referência para consumidores de produtos e serviços e agora criou uma plataforma voltada para serviços públicos. A prefeitura aderiu ao canal em 2014. Outro instrumento, o whatsapp, é utilizado especialmente por secretarias que prestam serviços urbanos, como a Secretaria do Meio Ambiente, o que agiliza ainda mais o retorno à população.

APLICATIVO DE CIDADANIA – Destinado à solução dos problemas das cidades e criado por brasileiros, o Colab.re é o mais recente aplicativo utilizado pela Prefeitura de Aparecida de Goiânia. Seu objetivo é conectar pessoas que desejam reportar e divulgar problemas de suas respectivas regiões. Intuitivo e autoexplicativo, o aplicativo é muito fácil de ser manuseado e pode ser acessado pela fanpage da Prefeitura no Facebook, ou baixando das lojas de aplicativos para smartphone.

Por meio dele, o cidadão pode fazer exatamente o que já faz pelas outras redes sociais: postar fotos com legendas chamando a atenção da administração para algum problema. O diferencial é que possibilita a mensuração de resultados, como quantidade de atendimentos, além de facilitar ao usuário acompanhar aquela demanda, já que o aplicativo gera um protocolo virtual. Além disso, a interação é dividida em duas categorias: fiscalização e propostas. O que possibilita ao cidadão sugerir inclusive projetos ao seu município.

Desde o início de 2015, quando aderiu ao Colab.re, a Prefeitura de Aparecida recebeu seis sugestões de projetos para melhoria da administração da cidade, e 193 notificações da população, sendo a maioria (32,1%) de entulhos nas calçadas e vias públicas, 18,1% de buracos nas vias e 8,3% ligadas à limpeza urbana em geral. “A mensuração desses resultados auxilia inclusive na elaboração ou reforço do trabalho da equipe do prefeito Maguito Vilela”, avalia o secretário Ozeias Laurentino Júnior. A expectativa da Secom é que a população continue colaborando e participando ativamente das soluções para Aparecida por meio das redes sociais.