Prefeitura promove curso de qualificação em artesanato natalino

9 de maio de 2017

Aparecida de Goiânia, 11 de novembro de 2016 – Até o dia 20 de novembro, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Diretoria de Turismo, oferece inscrições para o curso de artesanato natalino. O curso será instruído pela artesã Maria de Fátima Dutra Bastos.

A qualificação elvonverá técnicas artesanais em esculturas para decoração natalina, como guirlandas, anjos, presépios, árvore de natal, flores, entre outros artigos. As peças serão desenvolvidas com produtos do cerrado, como palha de milho e de banana, saco de cimento, folhas naturais, sementes e cipó.

O projeto é uma realização da Diretoria de Turismo de Aparecida, com o objetivo de oferecer um espaço para a população vender seus trabalhos e com isso atrair turistas para a cidade. “ Os participantes terão a oportunidade de vender tudo o que foi produzido durante o curso na feira de artesanato e culinária que acontecerá durante a programação natalina, em dezembro,” conta o diretor de Turismo, Guido Marco Brem.

A inscrição terá custo de R$ 50,00, referente à emissão do certificado, de 48 horas, e parte dos materiais que serão utilizados durante o curso. Os interessados podem se inscrever pelos  telefones 99117-5435, 9-9696-5435 e 3545-6583.

As aulas serão ministradas de 21 a 27 de novembro, nos períodos da manhã e noite, na Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (Aciag), localizada na Avenida das Nações, no Bairro Vera Cruz, região central de Aparecida.

Fátima Dutra Bastos

De pequenos anjos a presépios em tamanho natural. De delicadas bailarinas a imagens de santos com tecidos e pedrarias. Fibras, fios, sementes e uma infinidade de materiais se juntam em figuras bem feitas e bem acabadas que estão conquistando cada vez mais clientes no Brasil, e até em outros países.

Por conta disso, a qualidade do trabalho desenvolvido pela artesã Maria de Fátima Dutra Bastos lhe rendeu o segundo Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato. Já realizou cursos em diversos estados brasileiros e participou de Programas da televisão, como Mais Você e Globo Repórter, da Rede Globo.

A história de Fatinha começou há mais de 40 anos com sua avó, Maria das Dores Pereira Dutra, e sua mãe, Ana da Silva Oliveira, que eram tecelãs do Distrito de Olhos d’Água, município de Alexânia, a 116km de Goiânia, capital do estado. Nascida e criada no local, hoje com 1.600 habitantes, ela seguiu a tradição da família, mas sempre pensando em produzir algo diferenciado, utilizando outros materiais.

Em 2002, uma consultora do Sebrae foi escolher peças da tecelagem para uma rodada de negócios em São Paulo. Ao ver um presépio produzido por Fatinha, insistiu em levá-lo também. Ela hesitou, mas acabou cedendo aos apelos e, do dia para a noite, viu sua vida mudar completamente, quando recebeu a notícia de que o produto dela havia sido o mais pedido na rodada. Em seu ateliê e na loja instalados na praça central do distrito de Olhos d´Água, ela atende encomendas de todo canto do país.

Devido ao crescimento do negócio, a artesã criou a empresa Fatinha Fios e Fibras. A Comércio de Tecelagem Olhos d’Água, onde tudo começou, continuará em atividade sob a gestão do marido dela, o também artesão, José Roberto Rocha Bastos, o Beto. Na tecelagem, são comercializadas peças feitas com algodão em que todo processo é manual, desde a fiação, tingimento e elaboração das peças como jogos americanos, colchas, passadeiras, tapetes, xales, que levam a iconografia de Goiás e imagens rupestres.

A matéria-prima para as esculturas naturais, Fatinha continua pesquisando e buscando nas fazendas vizinhas. “O cerrado é o meu grande professor. Ele ensina a gente a trabalhar. Se a gente souber respeitá-lo, ele nos dá de tudo Às vezes, saio em busca de material e volto com idéias para uma nova peça ou o aperfeiçoamento de algo que já estamos produzindo”, diz ela, que, pelo menos uma vez por semana, sai pelo campo em busca de fibras, fios, capim, cipós, cabaças e inspiração.

Atualmente o ateliê tem recebido grandes encomendas, como os presépios em tamanho natural que fizeram parte da decoração natalina da Prefeitura do Rio de Janeiro, em 2007, e da Praça Cívica, em Goiânia, em 2008.

“Gosto muito de pesquisar. Não tenho preguiça e acredito que a gente tem que criar sempre algo diferenciado porque o mercado exige isto. As pessoas gostam de ver sempre produtos diferentes”. E assim, Fatinha segue seu caminho transformando o cerrado em arte e mostrando que, com fibra, se pode fazer de tudo.

SUGESTÃO DE PAUTA

Assunto: Prefeitura promove curso de qualificação em artesanato natalino.

Data: 21 à 27 de novembro de 2016 ( segunda à sexta-feira).

Horário: Das 8h às 12h e das 18h às 22h.

Local: Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (ACIAG). Avenida das Nações, s/nº – Bairro Vera Cruz (ao lado do Hospital São Silvestre).