Procon Aparecida revela balanço positivo em 2013 e divulga empresas campeãs de reclamações

Foto: Valdir Antunes - Secom

Aparecida de Goiânia, 15 de janeiro de 2013 – O Departamento de Cálculos Pesquisas e Divulgações do PROCON de Aparecida divulgou na manhã desta, quarta-feira (15) na sede do órgão, balanço dos atendimentos feitos em 2013  e o relatório de desempenhos, reclamações, operações de fiscalização e decisões fundamentadas de cada processo aberto pelos consumidores  e fornecedores de Aparecida. Na ocasião, o presidente do Procon, Marinho Rezende também divulgou as empresas que obtiveram o maior número de reclamações no ano passado.

O levantamento apontou um crescimento recorde pelos serviços oferecidos pelo PROCON Aparecida e foi constatado um crescimento de até 314,42 % nos atendimentos, reclamações e operações de fiscalização dentro do cadastro de reclamações fundamentadas do órgão. Em 2012 foram feitos 2.239 atendimentos, em 2013 esse número cresceu consideravelmente para 7.039 atendimentos ao consumidor aparecidense.

De acordo com o levantamento, as empresas que mais tiveram reclamações foram a telefonia móvel, com 34,21%, seguida dos Bancos e Financeiras, com 21,53% das reclamações do consumidor. A terceira posição é ocupada pelas lojas de eletrodomésticos com vendas em varejo.

A secretária, Roseli Maria da Silva, conta que registrou duas reclamações no órgão, uma contra um banco e a segunda contra empresa de telefonia. “O consumidor deve ficar atento as contas e taxas que estão pagando”, alerta. Questionada sobre o que a motivou a procurar ajuda do Procon, Roseli afirma que é a segurança de que seria atendida e e teria o problema resolvido com rapidez.

O presidente do PROCON Municipal, Marinho Resende, revela que esse crescimento de mais de 300% nos atendimentos, se deve ao novo modelo de gestão que está sendo oferecido à população de Aparecida, isto é, capacitando seus servidores e trazendo uma política de esclarecimento, conscientização da legislação para o consumidor de Aparecida  de Goiânia.

“Muitas vezes o consumidor tem ciência dos seus direitos, mas não tem o hábito de lutar por eles. Nosso modelo de gestão está despertando isso na população”, explicou o presidente. Ainda segundo Marinho Resende, a propaganda do bom atendimento e da solução das reclamações também contribui para que outros consumidores procurassem o órgão com mais frequencia. “Uma pessoa que chega aqui procurando ajuda e sai satisfeita conta isso à outras pessoas. Isso motiva outros consumidores, na esperança de também ter o problema resolvido”, concluiu.