Projeto de Mobilidade Urbana de Aparecida inclui 35 mil metros de ciclovias

9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes

Aparecida de Goiânia, 25 de maio de 2016 – O planejamento cicloviário está sendo desenvolvido pela prefeitura de Aparecida de Goiânia com intuito de incentivar o uso deste meio de transporte alternativo e, sobretudo, viabilizar o seu uso dentro dos padrões de segurança. As ciclovias fazem parte do projeto de Mobilidade Urbana, idealizado pelo prefeito Maguito Vilela e executado em parceria com o Governo Federal, por meio do programa Pró-Transporte, um dos braços do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O projeto conta com R$ 64 milhões para obras de infraestrutura, esporte e lazer.

“As faixas exclusivas para os ciclistas serão integradas ao sistema de transportes públicos e às vias de escoamento. Além de incentivar a prática de esportes, o projeto leva em consideração o bem estar da população, dentro do desafio de propiciar um trânsito mais humanizado e uma maior consciência ambiental”, conta o prefeito Maguito Vilela. “A prática dos esportes aumenta a qualidade de vida, aumenta o bom humor e faz com que nos sintamos cada dia melhores. Países cujos habitantes são incentivados à prática de exercícios físicos são os que têm maior índice de desenvolvimento humano (IDH)”, completou o prefeito.

As ciclovias que estão sendo construídas pela prefeitura, vão interligar diversos bairros do município e serão destinadas aos moradores que utilizam este meio de transporte diariamente, ou apenas nos finais de semana. “O prefeito inova com essas obras porque grande parte da população aparecidense, em especial o trabalhador, utiliza a bicicleta como meio de locomoção. São obras que pensam realmente em facilitar os acessos da cidade”, informou a secretária de Projetos e Captação de Recursos, Valéria Pettersen.

Serão mais de 35 mil metros de extensão em ciclovias, que ligarão a região leste à noroeste da cidade e a região do setor Vila Brasília ao Pólo Empresarial. A primeira terá início no Eixo Norte Sul 1 (ENS01) do Jardim Bela Vista e vai atravessar a BR-153, seguindo pela região central da cidade. Passará por toda a extensão das Avenidas Independência e Central e pelas Avenidas Atlântica e Pinheiros, nos trechos que vão do setor Buriti Sereno até a Avenida Tropical, no Setor Garavelo. A outra ciclovia começará na Avenida São Paulo, no Setor Vila Brasília, passará pelo Setor Vila Maria, Anel Viário e terminará no Pólo Empresarial.

As ciclovias passarão por praças e parques, levando em consideração noções de sustentabilidade, propiciando muito mais qualidade de vida aos cidadãos. Para que as pessoas se sintam confortáveis ao utilizar a ciclovia, foi realizado um estudo de toda a rota, de forma que a estrutura seja acessível à todos os usuários e proporcione o máximo de conforto, com largura adequada, itens de segurança como sinalização visível e piso adequado para circulação de bicicletas.