Rede de esgoto será universalizada em Aparecida até 2019

Foto: Fabiano Araújo - Secom

Aparecida de Goiânia, 28 de novembro de 2013 – Prefeitura de Aparecida, Saneago e Foz Goiás firmaram Parceria Público Privado (PPP) para implantação de toda rede de esgoto na cidade até 2019. O investimento é de R$ 680 milhões para garantir a universalização do serviço no município. A prioridade inicial é para conclusão da Estação de Tratamento de Esgoto Santo Antônio (ETE) e funcionamento das redes secas que já existem no município. O anúncio foi feito durante reunião realizada nesta quarta-feira, dia 28, no salão 2 do Centro de Cultura José Barroso. “Este é um benefício muito aguardado pelos aparecidenses porque significa mais saúde, mais qualidade de vida para todos”, festejou o prefeito de Aparecida, Maguito Vilela.

Segundo o diretor de operações da Foz de Goiás, Luiz Augusto Rossi, apesar de Aparecida ocupar o 39° lugar da lista do IBGE das grandes cidades brasileiras, o acesso ao esgoto ainda é de apenas 18% dos de 500 mil habitantes do município. “Esse baixo índice de saneamento básico ainda coloca a cidade em uma posição ruim em relação ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)”, explica o diretor de operações da Foz de Goiás, prometendo colocar Aparecida também no ranking de cidades com melhor IDH.

O prefeito Maguito Vilela explica que o principal obstáculo para a pavimentação dos bairros de Aparecida de Goiânia é a falta das redes de água e esgoto, que de acordo com a Saneago, serão universalizados em 2016 e 2018 respectivamente. “O Ministério das Cidades não libera projetos de pavimentação sem ter pelo menos a rede seca de água tratada nos setores. Por isso é tão importante acabar com esse problema que impede o desenvolvimento do nosso município.”, enfatizou o prefeito.

Subdelegação

Desde 2011, a Saneago possui contrato de concessão com a Prefeitura, com duração de 30 anos, para execução das obras de implantação das redes de água e esgoto no município. Este ano, a Saneago decidiu subdelegar o serviço de instalação da rede de esgoto e, por meio de licitação, contratou a Foz de Goiás que ficará responsável pela implantação, operação e manutenção das redes até o término do contrato de concessão.

A proposta de subdelegar os serviços surgiu depois que a Saneago alegou não ter recursos, nem capacidade de cumprir a tempo as metas estabelecidas no contrato com a Prefeitura de Aparecida para o saneamento. A alternativa encontrada pela Saneago foi entregar os trabalhos a uma empresa privada.

Na avaliação do prefeito Maguito, a prioridade é resolver o problema da população. “Há 90 anos a cidade espera por isso, se é por meio de delegação ou não, o que eu quero é levar saneamento básico a boa parte da cidade até o fim do meu mandado, e universalizar até 2019”, reiterou Maguito.

A Foz de Goiás assumiu de fato o contrato no dia 1° de novembro deste ano e realiza projetos executivos e complementares até a primeira quinzena de dezembro, quando serão iniciadas as obras no Bairro Cardoso. “Em janeiro começaremos também a conclusão da ETE Santo Antônio”, completa Luiz Augusto Rossi. O investimento total da Foz é de R$ 680 milhões e nesta primeira etapa serão investidos R$ 500 milhões na implantação de redes coletoras e Estações de Tratamento de Esgoto.

Presenças

Também participaram da reunião o vice-prefeito, Ozair José (PT), Paulo Emílio Fleury (Assessor da Diretoria de Engenharia da Saneago), Marco Antônio (Diretor de Obras e Planejamento da Foz Goiás), Cristian Fonseca (Diretor de Operações e Manutenção responsável por Aparecida da Foz Goiás) e Débora Muniz (Gerente de Operações da Foz de Goiás).

Além dos secretários municipais Marinho Resende (Procon), Tarcísio Santos (Procuradoria Geral do Município), Afonso Boaventura (Planejamento), Valéria Pettersen (Projetos e Captação de Recursos), Mario Vilela (Infraestrutura), Domingos Pereira (Educação), Raul Coutinho (Licitação), Valdemir Souto (SMTA), Ronnie Barbosa (Habitação), Fábio Camargo (Meio Ambiente), Leo Mendanha (ASA), Ozeias Laurentino (Comunicação), Rodrigo Caldas (Desenvolvimento Urbano) , Carlos Eduardo de Paula (Fazenda, os vereadores Valdemar Suldamérica (PDT), Vercelino Amendoim (PSL) e Arnaldo Leite (PMDB).