Secretaria de Regulação Urbana apresenta projeto para “Calçada Eficiente” em Aparecida

9 de maio de 2017

9 de maio de 2017


Foto: Valdir Antunes - Secom

Aparecida de Goiânia, 8 de abril de 2014 – O secretário de Regulação Urbana de Aparecida, Jório Rios, apresentou na manhã desta terça-feira (08) para o prefeito Maguito Vilela o projeto “Calçada Eficiente”. Considerando o espaço da calçada como público, [mas de responsabilidade privada, como determina a legislação vigente], a proposta é padronizar e tornar as calçadas mais acessíveis, com mobilidade urbana para Portadores de Necessidades Especiais (PNE’s), incentivar os moradores a construirem suas calçadas, além da recuperação das calçadas existentes.

“Andar por calçadas bem cuidadas é o desejo de todo cidadão e também demonstra respeito com os pedestres, principalmente os que precisam de condições especiais, como os cadeirantes e os deficientes visuais. Muitos acidentes podem ser evitados se as calçadas estivessem em bom estado de conservação”, explicou Jório Rios.

Segundo o projeto, a padronização será dividida com faixas de utilização do espaço da calçada, que é determinada em função da sua largura. Uma faixa livre para acesso dos pedestres com piso tátil para deficientes visuais; outra para arborização, que garante permeabilidade das calçadas; implantação de lixeiras, postes e placas de sinalização e, por último, a faixa de acesso, parte que fica em frente ao imóvel ou terreno. Para o prefeito Maguito Vilela o primeiro passo é criar um projeto de lei que regulamenta e dá condições do poder público multar quem não construir suas calçadas. “Principalmente donos de terrenos baldios, que deveriam murar e roçar seus lotes, além de construir suas calçadas” completou o prefeito.

O segundo passo é criar um fundo com as multas arrecadadas para recuperação de novas calçadas e execução de outros serviços. “Depois de criarmos a base para o funcionamento da calçada eficiente, é importante também um programa de conscientização da população”, concluiu.

Programa de conscientização – Segundo dados da Secretaria de Regulação Urbana, no período de julho de 2013 a fevereiro deste ano, das 2.522 notificações emitidas, 1.789 foram atendidas, ou seja, 70% dos proprietários fizeram suas calçadas. “Isso demonstra que a população tem aderido ao nosso primeiro programa de conscientização Aparecida Sua Casa, Quem Mora Cuida e colaborado com o poder público na construção de calçadas”, destacou Jório. Durante a reunião também foram discutidas outras questões de conscientização e incentivo aos moradores que fizerem suas calçadas, como algum tipo de premiação ou desconto no IPTU/ITU. “O primeiro passo agora é realizar pesquisas para saber a real situação da cidade, depois análise de planejamento, execução e divulgação”, reiterou o secretário de Planejamento, Afonso Boaventura, também presente na reunião.

Também participaram da apresentação do projeto e fazem parte da coordenação e apoio técnico do projeto os secretários Valéria Pettersen (Projetos e Captação de Recursos), Euler de Morais (Governo), Mario Vilela (Infraestrutura), Carlos Eduardo de Paula (Fazenda), Ozeias Laurentino (Comunicação) e a Diretora de Planejamento da Seplan Carolina Gontijo. A elaboração do projeto “Calçada Eficiente” é uma iniciativa da Secretaria de Regulação Urbana, por meio da Coordenadoria de Postura e Desenvolvimento Rural na ocasião representada pelo coordenador Edson Carvalho Filho, além do Diretor de Posturas Wesley Moreira.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)