Secretário de Desenvolvimento Urbano bate papo ao vivo no Facebook com internautas

9 de maio de 2017

Foto: Secom

Por meio da fanpage oficial da prefeitura, internautas podem conversar diretamente com a administração para tirar dúvidas e acompanhar a gestão

Aparecida de Goiânia, 18 de outubro 2016 – Nesta terça-feira, 18, a página oficial da Prefeitura de Aparecida, no Facebook, o quadro #PrefResponde, recebeu o secretário de Desenvolvimento Urbano de Aparecida, Rodrigo Caldas.  Ele esclareceu as dúvidas dos internautas sobre a pasta e falou, principalmente, sobre os avanços na área em Aparecida durante a gestão do prefeito Maguito Vilela. Entre as principais discussões estava a questão de iluminação, roçagem e coleta seletiva no município.

No decorrer do bate-papo, Rodrigo Caldas esclareceu as dúvidas dos internautas e avaliou os oito anos de gestão. “A atual gestão está investindo na construção de praças, academias abertas e revitalização de espaços públicos, além da coleta seletiva, que hoje já atende 80 bairros, roçagem em todo municipio e a tecnologia de iluminação LED que é a mais avançada da atualidade tanto pela economia, quanto pela durabilidade e estabilidade operacional, que será feita através de uma Parceria Público Privada (PPP)”, explicou.

COLETA SELETIVA – O programa de Coleta Seletiva desenvolvido pela Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, atende hoje 80 bairros do munícipio. Seis equipes diárias realizam os trabalhos de segunda a sexta, sendo quatro caminhões durante o dia e dois no período da noite. Mais de 85 toneladas de materiais recicláveis são recolhidos mensalmente.

Cerca de 200 mil habitantes são contemplados com o serviço. Sobre o serviço, o cidadão pode obter mais informações pelo telefone 3545-9969. Por meio deste telefone, o cidadão também pode agendar o serviço de busca gratuita de objetos inutilizados como sofás, armários e computadores usados, que não podem ser descartados irregulamente e nem recolhido pela coleta de lixo regular.

ILUMINAÇÃO – Na parte da iluminação, a Prefeitura estuda a possibilidade de uma Parceria Público Privada (PPP), para a reposição de toda rede por lâmpadas LED. “Lâmpadas LED têm vida útil muito maior. Com isto, reduzem as operações de substituição das lâmpadas e também os custos de manutenção. Em casos de impactos como pedradas, tem maior possibilidade de continuar funcionando, pois têm partes externas em vidro e a parte restante continua em operação, mantendo o nível de segurança”, argumentou.

Além disso, visando melhorar a comunicação com o contribuinte e a qualidade nos serviços prestados, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, através da coordenação de iluminação pública, criou um novo departamento para atender exclusivamente os pedidos, reclamações e sugestões da população.

“Além de já receber as solicitações por telefone, um novo serviço é oferecido no departamento: o feedback. Depois do pedido, a secretária retorna ao contribuinte para confirmar se o trabalho foi executado pelas equipes competentes. Também serão recebidas sugestões de instalações e extensão de redes de iluminação”, explicou.

O departamento já recebe cerca de 1.500 solicitações mensalmente. Os serviços mais procurados são a troca e reposição de lâmpadas e a instalação de luminárias. A população pode fazer as solicitações, reclamações e sugestões através dos telefones 3545-4872 e 3545-4859.

ACADEMIAS ABERTAS –  O projeto de implantação das academias em Aparecida,  teve início em 2012, quando foram instaladas as primeiras duas unidades. A meta da administração municipal é entregar 53 ATIs, ou academias abertas, até o final de 2016. Ou seja, outros 24 bairros receberão o benefício ainda este ano.

As ATI’s estimulam a prática de exercícios físicos em todas as idades, com especial atenção as pessoas com mais de sessenta anos. Os equipamentos possuem contornos lineares não apresentando quinas, os parafusos são embutidos, os assentos arredondados, não oferecendo nenhuma periculosidade aos usuários, além de resistentes a ação climática e de fácil instalação ao ar livre, estimulando o convívio social.

ROÇAGEM – Aquisição de novos veículos para melhorar a prestação dos diversos serviços públicos oferecidos pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano como a roçagem, foi um dos investimentos no município. O maquinário dá mais agilidade nos mutirões de limpeza urbana e também proporciona mais segurança, além de facilitar o serviço dos trabalhadores.

“Aparecida está se desenvolvendo muito e estamos dando condições para que os serviços cheguem até a população e para que nossas secretarias executem seu trabalho com qualidade e segurança. Mas a falta de conscientização dos próprios moradores, ao jogar entulhos em áreas públicas e lotes abandonados, é outro problema grave. Por isso, a secretaria pede a colaboração da população e lembra que os próprios moradores podem denunciar essa prática pelo telefone 3545-5930”, finalizou.

#PrefResponde – O bate-papo que acontece na página da Prefeitura de Aparecida no Facebook (www.facebook.com/PrefAparecida) tem um tempo estimado de meia hora. Nesta segunda edição obteve um alcance de mais de oito mil pessoas, mais de 126 curtidas, centenas de comentários e compartillhamentos.

A ferramenta de comunicação servirá para a população aparecidense participar e interagir com a administração por meio de entrevistas com os secretários municipais e, assim, ficar por dentro de tudo o que a gestão tem feito na cidade nos últimos oito anos.

O quadro ao vivo deve ser exibido todas as terças, com horário a ser informado na página. Todas as perguntas enviadas pelos internautas que não forem lidas no decorrer da entrevista, serão respondidas pela equipe da comunicação responsável pelas redes sociais da prefeitura.