Semas reúne idosos para confraternização e inaugura novo centro de convivência

9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes

Aparecida de Goiânia, 17 de dezembro de 2013 – Cerca de 3 mil idosos atendidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social participaram hoje, 17, no Centro de Cultura e Lazer José Barroso, da confraternização de fim de ano promovida pela pasta. Ao abrir a festa, o prefeito Maguito Vilela (PMDB) brincou com os participantes. “Também faço parte da terceira idade e posso dizer que é uma idade muito boa quando se sabe aproveitar as coisas boas da vida, com moderação claro”, disse, antes de desejar boas festas à todos.

Além de música,dança e comida, a programação incluiu a inauguração do Centro de Convivência da Pessoa Idosa, que funcionará no galpão anexo do centro de cultura. “Com o seu funcionamento, teremos condições de ampliar o atendimento”, informou a secretária de Assistência Social, Carmem Sílvia, que conduziu a comemoração, ressaltando que a cidade conta hoje com mais de 27 mil idosos, segundo o último senso do IBGE.

Antes da criação do centro, a Secretaria de Assistência contava com três núcleos de convivência, instalados na Vila Brasília, Nova Cidade e Centro de Cultura e Lazer José Barroso. Acompanhados por educadores, assistentes sociais, psicólogos, fisioterapeutas e outros profissionais de Saúde, os idosos participam nestes locais de várias atividades, como ginástica laboral; oficinas de artesanado, pintura e bordados; aulas de informática; coral; dança e, a partir do ano que vem, oficinas de grafitagem.

“A expectativa é ampliar o número de idosos atendidos e as atividades também, por meio de parcerias como as que já desenvolvemos com as secretarias de Cultura, Esporte, Saúde e Educação”, explicou a a assistente social e superintendente de Proteção Social Básica da Assistência. “Para 2014, as expectativas são de mais melhorias para desse trabalho que a Assistência já realiza”, completou.

Melhorias que refletem na vida dos idosos atendidos, como a do senhor João Oliveira. “Desde que comecei a participar do grupo, me sinto melhor, mais disposto e mais feliz. A gente dança, conversa com pessoas da nossa idade e recebe apoio do pessoal do núcleo quando tem algum problema de saúde ou coisa assim”, relatou o aposentado.

A confraternização da Terceira Idade, promovida pela Secretaria de Assistência Social, contou ainda com a participação do vice-prefeito Ozair José (PT); equipes de atendimento e coordenadores de todos os núcleos de idosos; com a coordenadora do novo Centro de Convivência, Ângela Rita Diniz; e representantes das secretarias parceiras.