Semma lança segunda etapa do Projeto Recuperação de Nascentes

Foto: Jhonney Macena- Secom

Aparecida de Goiânia, 08 de dezembro de 2016- A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Aparecida (Semma) lançou na manhã desta quinta-feira, 08, no Corrego Saltador, a segunda etapa do projeto Recuperação de Nascentes. O Programa tem como objetivo promover a recuperação e preservação de áreas ambientais e chamar a população para ser inserida no projeto.

“Esta parceria é fundamental. A água que nasce aqui dá vida a milhões de pessoas e de espécies. É obrigação de todos preservarem. As futuras gerações dependem disso. O risco é de nem haver futuras gerações. Como se diz, “assumir para não sumir”. Por isso ações como essa são importantíssimas”, sublinhou o prefeito Maguito Vilela, que na ocasião plantou mudas no local.

O projeto é uma parceria da Prefeitura de Aparecida com a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (EMATER). Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Fábio Camargo, existem cerca de 300 nascentes em Aparecida.

“Na primeira etapa, foram identificadas as nascentes degradadas no município, sendo algumas já recuperadas. Nessa etapa, a população poderá participar, evitando inclusive multas, através de cadastro ao programa de recuperação”, contou o secretário de meio ambiente, Fábio Camargo.

Para cadastrar no programa, é simples. Basta entrar em contato com a Semma pelo telefone 3545-5866 e manifestar o desejo de participar do projeto, e a secretaria, juntamente com outros parceiros, dará todo apoio técnico necessário para a proteção da nascente.

“É válido ressaltar que a nascente é de responsabilidade do proprietário da área onde a mesma se encontra, que pode ser inclusive multado em caso de degradação da nascente. Entretanto,  quem se cadastra no programa, além de cumprir a lei, beneficia essa e as próximas gerações, e ainda evitará multa no caso de uma fiscalização”, concluiu.