SMS promove teleconferência com representante da Organização Mundial da Saúde nesta quarta, 22

Aparecida de Goiânia, 21 de junho de 2016 – A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenação Ambulatorial, promove no dia 22 de junho, teleconferência com o representante da Organização Mundial da Saúde (OMS), Eamonn O’Moore, que também é liderança nacional de Saúde Pública e Justiça da Inglaterra. O evento será no Conecta SUS, que fica na Rua SC1 299, Parque Santa Cruz, próximo ao Hospital de Doenças Tropicais (HDT), em Goiânia. A iniciativa é da SMS em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e Governo Estadual.

A palestra do representante da OMS terá como tema a parceria entre universidades e poder público para melhorar a prestação dos serviços de saúde do sistema prisional. “Segundo a lei, é de atribuição municipal promover a saúde da população carcerária, que atualmente está no presídio Odenir Guimarães. Por isso, para que possamos oferecer o que é previsto na legislação do Ministério da Saúde e evitar gastos desnecessários, estamos buscando parcerias”, explica o coordenador Ambulatorial da SMS, Carlos Magno Neves.

O evento é continuação da visita do coordenador Ambulatorial a Londres em fevereiro de 2016. Carlos Neves foi conhecer pessoalmente como funciona o National Health System (NHS), modelo inglês de saúde semelhante ao Sistema Único de Saúde (SUS) por ser universal e gratuito. A teleconferência será em inglês, mas contará com a tradução da aluna da Faculdade de Letras da UFG, Brenda Arruda Oliveira. O evento também tem apoio dos professores da UFG Marcos André de Matos (FEN), Maria Alves Barbosa (FEN), Flávia Aparecida de Oliveira (IPTSP) e Paulo Sérgio Sucasas da Costa (FM).

Com uma população de aproximadamente 5.300 presos, entre condenados, semiabertos e os que aguardam julgamento, Aparecida precisa mesmo discutir políticas de saúde aplicáveis à realidade da sua população. “Todas as consultas, exames, cirurgias dos presos é uma atribuição da Secretaria de Saúde por determinação do Ministério. Por isso é importante discutir políticas públicas que vão beneficiar diretamente também todas as pessoas que dependem da saúde pública do município”, destaca Carlos Magno Neves, que também é professor da UFG.

Aparecida é a primeira cidade de Goiás a usar o sistema de saúde inglês como modelo. “A expectativa desse encontro é de aprender com a experiência do modelo inglês, ao mesmo tempo em que tentamos sensibilizar autoridades, pesquisadores e órgãos competentes. O intuito é ainda de se construir parcerias para reduzir custos e otimizar os serviços prestados à população do maior presidio de Goiás, localizado em Aparecida, bem como de outras unidades do nosso Estado.”, completa o coordenador.

Ao longo de sua carreira, Eamonn O’Moore trabalhou para atender as necessidades de saúde e assistência social de pessoas e comunidades vulneráveis, marginalizados ou excluídos. Seus estudos e pesquisas incluem saúde prisional, de migrantes, saúde sexual, HIV e as desigualdades na saúde.