Foto: Valdir Antunes - Secom

Aparecida de Goiânia, 08 de março de 2016 – A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Vigilância em Saúde Ambiental, iniciou nesta terça-feira (08), mais uma ação de recolhimento de pneus em todo o município. O objetivo é recolher o maior número de pneus das ruas, lotes baldios e ilhas para evitar que se tornem criadouro do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

A ação se estenderá até amanhã, quarta-feira (09), a expectativa da Vigilância é recolher 40 mil pneus só nesta ação. De acordo com o coordenador de Vigilância em Saúde Ambiental, Iron Pereira, os lotes baldios e as borracharias são os campeões de acúmulo de pneus. “A conscientização da população, evitando o descarte irregular desses objetos que podem acumular água, é muito importante para evitar a proliferação do mosquito”, salientou.

Todos os pneus recolhidos pelas equipes da Vigilância estão sendo encaminhados para o Centro de Cultura e Lazer José Barroso, que fica no Residencial Village Garavelo. Os moradores que quiserem se desfazer de pneus velhos também podem fazer o descarte no local. Em 2015, a Vigilância realizou três grandes mutirões como esse e foram recolhidos 250 mil pneus. Ao final da ação, todo o material será entregue à empresa de reciclagem Reverso.

Ao todo, 120 servidores estão envolvidos na ação, que é uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde, Desenvolvimento Urbano Infraestrutura e Defesa Civil. Eles contam com 11 caminhões carroceria para realizar o recolhimento e o manejo dos pneus.

A população também pode contribuir, fazendo a entrega diretamente no centro de lazer ou fazendo denúncias pelos números do Disque Dengue: 0800 646 25 00 e 3545-4819. O Aplicativo de denúncia “Xô Aedes” também está disponível para smartphones. Por esses canais, os moradores podem informar o endereço para que os agentes da Vigilância Sanitária realizem uma visita ou verifique uma denúncia.

SUGESTÃO DE PAUTA

Assunto: SMS realiza ação de recolhimento de pneus para combater Aedes aegypti em Aparecida

Data: 8 e 9 de março de 2016 (terça e quarta)

Horário: a partir de 8 horas

Local: Centro de Cultura e Lazer José Barroso. Rua Gervásio Pinheiro, APM – Residencial Village Garavelo (acima da Prefeitura de Aparecida).