Treinamentos do programa De olho na Visão começam na segunda-feira

9 de maio de 2017

Programa vai atender 1 milhão de alunos nos 245 municípios do interior de Goiás com realização de 2 milhões de exames.

Aparecida de Goiânia, 06 de junho de 2014 – Aparecida de Goiânia receberá nesta segunda-feira, 09, a a primeira etapa do programa De Olho na Visão 2, que prevê a realização de consultas oftalmológicas a estudantes das redes estaduais e municipais de ensino. O programa contemplará todos os 245 municípios do interior de Goiás (Goiânia não é contemplada porque possui um programa específico para atendimento na capital). O De Olho na Visão 2 é fruto de parceria entre a prefeitura de Aparecida, o Governo de Goiás, a Fundação Banco de Olhos (Fubog).

Esta é a fase de treinamento e distribuição de materiais de apoio. Nela, técnicos das Subsecretarias Regionais de Educação e representantes das redes municipais de ensino passarão por capacitação e, posteriormente, serão multiplicadores para os demais profissionais da comunidade escolar.

O projeto prevê visitas in loco a 3.035 escolas, 2.070 da rede municipal e 965 estaduais, com 72 pontos de consulta instalados em cidades polo. Durante o treinamento, os representantes encaminhados pelas secretarias municipais de ensino receberão capacitação para realizar a triagem dos alunos que possuem problemas de visão em suas unidades de ensino. Eles aprenderão a aplicar os exames de acuidade visual e o teste do daltonismo,ficando responsáveis também por serem os multiplicadores desse conhecimento em seu município de origem.

Após a fase do treinamento, serão feitos os demais procedimentos do projeto, como exames e consultas nas unidades de ensino. Na execução do programa, está prevista a oferta de um ônibus equipado com dois consultórios para atendimento no interior do Estado. Os municípios onde os atendimentos serão realizados assinaram termo de adesão, comprometendo-se a oferecer o local para instalação dos consultórios. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio das Subsecretarias Regionais de Educação, oferece apoio logístico para as consultas.

O programa

A parceria para o programa foi assinada entre o governo de Goiás e a Fundação Banco de Olhos de Goiás em janeiro de 2014 e contou com a presença de diversos prefeitos do interior de Goiás que assinaram o termo de adesão. Ao total, serao atendidos 1 milhão de alunos com realização de dois milhões de exames (acuidade visual e daltonismo). O objetivo do programa é garantir melhor aproveitamento intelectual dos estudantes e prevê a realização de 110 mil consultas oftalmológicas.

Pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde estima que 30% das crianças brasileiras, em idade escolar, apresentam alguma deficiência oftalmológica que prejudica o aprendizado em sala de aula (85% do aprendizado dos alunos se faz por meio da visão). Os estudos comprovaram que problemas na visão podem comprometer em até 40% o nível de aprendizado de crianças e jovens em idade escolar.

No entanto, uma parcela pequena desses alunos teve ou tem acesso a algum tipo de avaliação oftalmológica em idade pré-escolar ou escolar. A falta de acesso ocorre em função de dificuldades socioeconômicas da família ou a pequena oferta de serviços especializados.

Desde o fim dos mutirões de cirurgias do Ministério da Saúde, em 2005, e com as novas normas que regem o Sistema Único de Saúde (SUS), a população do interior do Estado acabou desassistida já que serviços especializados, como consultas oftalmológicas, dependem da pactuação com os maiores centros, cidades metropolitanas,  que dispõem  desse tipo de serviço.

Preocupados com essa realidade, o governo de Goiás, pelas suas Secretaria de Estado da Saúde e de Educação, resolveu realizar o projeto em parceria com os municípios. De acordo com pesquisas, 85% do aprendizado dos alunos se fazem por meio da visão.  Estudos comprovam que problemas na visão podem comprometer em até 40% o nível de aprendizado de crianças e jovens em idade escolar.

No entanto, apenas uma parcela inexpressiva desses alunos teve ou tem acesso a algum tipo de avaliação oftalmológica em idade pré-escolar ou escolar. A falta de acesso ocorre em função de dificuldades socioeconômicas da família ou a pequena oferta de serviços especializados.

Vale ressaltar que em todo o Estado, existem pouco mais de 15 municípios que dispõem de atendimento oftalmológico. A deficiência da visão é fator decisivo para evasão e repetência escolar.

Serviço:

Assunto: Início do treinamento do Programa De Olho na Visão 2

Local: Sub-Secretaria de Educação de Aparecida de Goiânia (Rua Benedito Batista de Toledo, Qd 14 Lt 14 – Centro – Fones: (62) 3201-9201/9205)

Data e hora: 09 de junho de 2014 (segunda-feira) às 9h.

Fonte para entrevista: João Henrique Almeida, Gerente de projetos da FUBOG e responsável pela capacitação dos multiplicadores.

Assessoria de imprensa da FUBOG: Eva Taucci (62) 9995-6691

www.fubog.org // imprensa@fubog.org