Unidades Básicas de Saúde de Aparecida terão novo horário de funcionamento

9 de maio de 2017

Foto: Ministério da Saúde

Aparecida de Goiânia, 30 de março de 2016 – A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa a toda população de Aparecida que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) funcionarão das 8h às 17h, a partir do dia 11 de abril. Com a mudança, as equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) terão das 12h às 13h reservados para o almoço, exceto enfermeiros, técnicos de enfermagem e administrativos que terão horário de almoço escalonado para não prejudicar o funcionamento da unidade.

A escala funcionará assim, uma parte dos servidores inicia o horário de almoço às 11h30 e a outra parte às 12h30, mantendo contínuo o atendimento para pacientes que procuram a farmácia, recepção, sala de vacina, curativo, aferição de pressão arterial, glicemia e pequenos procedimentos. Com o novo horário, a SMS resguarda o direito ao horário de almoço a qualquer trabalhador cuja jornada de trabalho ultrapasse seis horas diárias. Antes, os funcionários da UBS tinham o intervalo, porém não era um horário padronizado.

As Unidades Básicas de Saúde de Aparecida funcionavam das 8h às 16h e os médicos da ESF finalizavam os atendimentos às 15h. Agora, esse horário será prorrogado para as 16h, ou seja, a mudança de horário não prejudicará as consultas marcadas e nenhum procedimento realizado nas UBS’s.

As medidas para a mudança de horário de funcionamento foram acordadas com membros da SMS, do departamento jurídico e de todos os sindicatos participantes da Mesa Municipal de Negociação Permanente. A mudança está ainda em conformidade com as exigências estabelecidas pela legislação dos ministérios Público e do Trabalho.