Empresários conhecem projeto do Clia de Aparecida

9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes - Secom

Prefeito Maguito Vilela promove encontro entre empresários locais e investidores para avançar na cooperação de implantação do Complexo Logístico

Aparecida de Goiânia, 30 de março de 2016 – O Grupo MC Construções e a CRX MC Consultoria e Negócios apresentaram nesta quarta-feira (30) o masterplan do Complexo Logístico Industrial e Alfandegário (Clia) de Aparecida de Goiânia a empresários do município e representantes do segmento. O encontro, realizado na sala de reuniões do Paço Municipal, foi intermediado pelo prefeito Maguito Vilela (PMDB), para que o setor produtivo local tomasse conhecimento do projeto, que vem sendo discutido desde 2015, com assinatura do Protocolo de Intenções em dezembro. O objetivo do Clia é alavancar ainda mais a economia de Aparecida.

“Estamos no coração do Brasil, temos uma malha vasta de interligação e isto é uma oportunidade única para uma plataforma multimodal que permita ampliar os negócios no município. Além de descongestionar outros portos e garantir um salto de 20 anos no desenvolvimento de Aparecida”, considerou o prefeito.

A reunião teve a participação do superintentende executivo de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Desenvolvimento do Estado de Goiás, Mauro Faiad; do presidente do Sindicato do Comércio Atacadista no Estado de Goiás (SINAT), Paulo Diniz; o presidente da Associação Industrial e Comercial de Aparecida de Goiânia (Aciag), Osvaldo Zilli; do presidente da Câmara Municipal, Gustavo Mendanha; secretários municipais e empresários.

A apresentação do masterplan foi conduzida pelo presidente do Grupo MC Construções, Celco Narciso, e técnicos do grupo responsável pelo projeto. “O projeto com certeza mudará a visão de como fazer negócio no Centro-Oeste. E Aparecida, dentro do cenário crônico em que o país se encontra, dá um passo à frente nessa iniciativa, que com certeza trará muitos dividendos, tanto para empresários e investidores, além de uma nova demanda do setor logístico”, explicou Celco.

Com a criação do complexo logístico, Aparecida abrigará um entreposto aduaneiro, dando condições ao município de importar, exportar e armazenar em recinto alfandegado, de usu público, com incentivos fiscais e controle da Receita Federal. Segundo os estudos preliminares da MC Construções, Aparecida já movimenta R$ 9,5 bilhões em negócios compatíveis ao novo porto. A meta é converter esse valor em dólares a partir da implantação do projeto.

“Inicialmente, tínhamos a ideia de uma nova Ceasa, considerando o mercado produtor e o fato de que a Ceasa tem hoje uma série de estrangulamentos, limitações, uma necessidade de ampliar e tem problemas de área. Por outro lado, o setor atacadista também havia nos procurado, solicitando opções para vir para Aparecida, fugindo de áreas de certa forma tumultuados pela falta de infraestrutura e logística, como do bairro de Campinas”, explicou o secretário de Governo e Integração Institucional, Euler de Morais, que participa desde o início dos estudos para implatação do Clia em Aparecida.

“As necessidades dos dois setores e a vinda do Grupo MC Construções, que já operano Porto Seco de Santa Catarina, abriu a perspectiva da plataforma, em uma área de quase 2 milhões de metros quadrados, integrada ainda à área do Governo do Estado, que está implantando o Complexo Empresarial Metropolitano, onde o município tem reservados mais 25% de área contínua”, concluiu o secretário.

CLIA APARECIDA DE GOIÂNIA – O CLIA será construído na área do Polo Logístico de Aparecida, próximo do atual Complexo Prisional de Goiás, que será transferido para uma área mais distante da zona urbana de Aparecida. A área total do polo é de 1 milhão e 700 mil metros quadrados. Mas ele será implantado em etapas. “Nossa área é proporcionalmente 7,5 vezes maior que a do Porto Seco de Anápolis, o que nos dá uma possibilidade grande de crescimento. Quem vai determinar isso, bem como o funcionamento, o fluxo e flexibilidade do Clia é o mercado”, enfatizou Celco Narciso. A previsão é de que a implantação do Clia seja iniciada no segundo semestre.