Videomonitoramento ajuda a prender ladrão em Aparecida

9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes - Secom

Aparecida de Goiânia, 23 de agosto 2013 – Uma ação conjunta entre a Central de Videomonitoramento de Aparecida de Goiânia, Polícia Militar e Guarda Civil Municipal resultou na prisão de um ladrão que tentava roubar um aparelho de som de um veículo, estacionado próximo à Câmara de Vereadores da cidade. O flagrante aconteceu na manhã da última quarta-feira, 22, na região central.

Policiais faziam patrulhamento de rotina no local quando perceberam a ação suspeita do indivíduo. O homem saiu correndo e jogou fora o aparelho de som. As câmeras de videomonitoramento flagraram toda a ação. Os policiais conduziram o indivíduo à Delegacia de Polícia. A ação conjunta durou cerca de cinco minutos. “Todos os nossos guardas da central de videomonitoramento possuem rádio de comunicação com as viaturas, isso dá mais agilidade na ação contra bandidos”, contou o gestor da Central de Videomonitoramento, Pablo Ranielly.

Ainda segundo Pablo Ranielly, desde a instalação da central, em junho de 2012, o trabalho conjunto da Guarda Municipal com as Polícias Militar e Civil, Samu, e Superintendência Municipal de Trânsito de Aparecida (SMTA), diminuiu em 30% os crimes contra o patrimônio público. “As imagens também são importantes para evitar e solucionar outros tipos de crimes, além de monitorar o trânsito da cidade”, completou.

Atualmente, cinco ilhas ao todo, com dez câmeras cada uma, instaladas no Centro Histórico; região do Cruzeiro do Sul; Avenida Igualdade, na região do Garavelo; Avenida Independência, abrangendo regiões do Tiradentes e Buriti Sereno; e avenida São Paulo e Tapajós, na região da Vila Brasília. As regiões escolhidas são de grande fluxo de pessoas e trânsito, com várias agências bancárias, lotéricas, shoppings, comércio, farmácias, postos de combustíveis, supermercados e hipermercados, faixas de pedestres, terminais e pontos de ônibus, escolas e faculdades.

MAIS SEGURANÇA – O projeto para a aquisição de mais 50 câmeras de videomonitoramento já está pronto e foi encaminhado ao Ministério da Justiça. A Prefeitura aguarda liberação do recurso. A previsão é de que até o final do ano sejam instaladas as novas câmeras em mais pontos estratégicos, para reforçar ainda mais a segurança na cidade.