Vigilância Sanitária conscientiza sobre higienização das mãos para controle de infecções e doenças

19 de maio de 2017

19 de maio de 2017


Foto: Anvisa

A Vigilância Sanitária de Aparecida realiza na próxima semana ação educativa com os profissionais de saúde do município, conscientizando sobre a importância da higienização das mãos no controle de infecções e doenças. A iniciativa é em comemoração ao Dia Mundial da Higienização das Mãos, 05 de maio, e Semana Nacional de Enfermagem, 12 a 20 de maio.

Por meio da Chefia de Fiscalização de Controle de infecção hospitalar e Segurança do Paciente, a Vigilância organizou nos dias 23, 24 e 26 de maio, distribuição de amostras de álcool em gel para os profissionais, além de orientações sobre a higienização correta das mãos. Na próxima terça-feira (23) ação será pela manhã na UPA Buriti Sereno e Cais Colina Azul. No dia 24, de manhã, UPA Brasicon e Ambulatório Central (antigo Pronto Socorro), à tarde no Cais Nova Era a CAPS AD. No dia 26 será na Maternidade Marlene Teixeira e Centro de Saúde Papillon Park.

“Faremos ainda uma dinâmica com os profissionais de saúde das unidades. Uma caixa mágica será levada, os profissionais vão lavar as mãos e colocá-las dentro do objeto, que é capaz de mostrar a quantidade de micróbios que ainda ficaram presentes nas mãos. A intenção é orientar sobre as formas de higienização correta”, explica a Chefe de Fiscalização de Controle de Infecção Hospitalar, Núria Neres do Vale

Apesar de ser um hábito básico, higienizar as mãos ainda costuma ser ignorada no dia a dia, tanto por pessoas comuns como por profissionais de saúde e conscientizar as pessoas sobre a importância dessa prática, ainda é um desafio colocá-la em prática. O ato é tão importante que foi adotada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma bandeira de combate à infecção hospitalar. No dia a dia, a lavagem de mãos previne, por exemplo, uma diarreia que muitas vezes é causada por falta de higiene na hora de tocar os alimentos, especialmente após ir ao banheiro.

Higiene previne infecção no hospital 

A falta de cuidado afeta também os profissionais de saúde com resultados mais preocupantes. Em um único dia, cada profissional de saúde interage com dezenas e até centenas de pacientes. É nesses momentos que a mão do profissional pode se transformar em um veículo condutor de doenças. 

Atualmente, programas que enfocam a Segurança do Paciente nos serviços de saúde tratam como prioridade o tema da higiene das mãos. No caso de hospitais e clínicas, para que a lavagem correta das mãos seja adota de forma efetiva é preciso que a gestão do serviço de saúde se envolva diretamente com o processo e faça as adequações necessárias.

 

Com informações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)