12ª Semana do Peixe é aberta em Aparecida

9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes

Aparecida de Goiânia, 02 de outubro de 2015 – Aparecida de Goiânia sediou nesta sexta-feira, 02, a abertura oficial da 12ª Semana do Peixe em Goiás. O evento, promovido pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), foi iniciado simultaneamente em todo Brasil. Até o dia 16 de outubro, serão realizadas diversas ações com objetivo de incentivar o consumo regular de pescado, como palestras, oficinas temáticas, interação com pescadores e piscicultores, cursos do Programa Cozinha Brasil, promovido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) e promoções de pescados em supermercados e restaurantes.

“O Brasil, em especial Goiás, tem muito potencial para a criação de peixe e hoje temos suporte técnico adequado, além de políticas públicas como esta que somam forças à tarefa de incentivar a produção e o consumo de pescado. Particularmente, em Aparecida, firmamos uma parceria recente com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) para implantação do Programa Especial de Proteção de Nascentes. Entre as ações, prevemos o incremento de atividades socioeconômicas de forma sustentável, como a piscicultura. Estamos em fase inicial de estudos, mas tenho certeza de que Aparecida tem potencial para se desenvolver também neste setor”, relatou o prefeito Maguito Vilela.

A abertura da Semana da Pesca em Aparecida foi definida pela Superintendência da Pesca e Aquicultura do MPA em Goiás e teve apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação. Em Goiás, as atividades principais serão realizadas em Aparecida e na capital, Goiânia. A programação é voltada especialmente para prefeitos, diretores escolares, coordenadores de merenda e merendeiros de toda a rede pública. Mas a comunidade também pode participar. As informações estão no site oficial do MPA, www.mpa.gov.br, no banner “Semana do Peixe”.

“Em Aparecida já inserimos o peixe nas quatro escolas de tempo integral e nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis). Nosso objetivo é estender esse cardápio à todas as outra as unidades do ensino fundamental”, explicou o secretário da pasta Domingos Pereira. “Outro aspecto importante é que o Programa de Alimentação Escolar não tem apenas o papel de oferecer refeição às crianças durante sua estadia na escola, mas também educativo.  Os diretores, coordenadores, merendeiros e merendeiras também orientam diariamente os alunos sobre os alimentos mais saudáveis”, afirmou o secretário.

De acordo com o superintendente da Pesca e Aquicultura em Goiás, Valdeci Mendonça, que representou o ministro Helder Barbalho, o objetivo do MPA com a Semana do Peixe é fomentar a produção, para que o produto chegue à mesa do brasileiro com preços acessíveis, e também promover ações educativas ente a comunidade e rede pública de ensino. “Por isso escolhemos Aparecida para a abertura da semana. Pelo seu potencial e por já estar introduzindo o peixe na merenda escolar. A partir de 2016, todas as escolas públicas do país terão que incluir o peixe no cardápio pelo menos uma vez por semana. Aparecida já está se preparando para isso”, avaliou.

PRESENÇAS – A solenidade de abertura da 12ª Semana do Peixe contou com as presenças do deputado federal Daniel Vilela; Paulo Roberto, mestre em Aquicultura e superintendente de Apicultura e Pesca de Uruaçu; Adriano Montovani, secretário do Trabalho de Aparecida; Léo Mendanha, presidente da ASA; Aparecida Luisa, coordenador de Alimentação da SME; Dorivan Nascimento Cruz, presidente da Fundação de Desenvolvimento, Assistência Técnica e Extensão Rural (Fundater-GO); José Messias, presidente da Associação Goiana dos Criadores de Rã (Goiás-Rã); do vereador Arnaldo Leite; Priscila Lopes, nutricionista da SME; Jesus Ferro, supervisor de Pecuária da Emater-GO; e Ricardo Augusto, fiscal federal agropecuário do Ministério da Agricultura.

“O Brasil hoje faz o inverso da grande maioria dos demais países. Temos uma cultura de consumo da carne bovina altíssimo e muito pouco de pescado, enquanto nos outros países, o consumo maior é da carne branca. Com o avanço da pesquisa e da tecnologia, que tem ajudado no aumento da produção e na qualidade desse produto, será possível inverter essa realidade e oferecer mais saúde ao brasileiro”, analisou o deputado federal Daniel Vilela.