70% das casas com rede de água será beneficiada com a coleta de esgoto até o final de 2017

Foto: Carlos Alexandre - Secom

Aparecida de Goiânia, 09 de março de 2016 – O prefeito Maguito Vilela participou na tarde desta quarta-feira, 09, de reunião com os executivos da Odebrecht Ambiental, empresa responsável pela implantação do esgoto sanitário em Aparecida de Goiânia. Na pauta da reunião a apresentação do balanço das obras de execução de esgotamento sanitário no município.

“Aparecida tem essa demanda por esgoto há mais de 40 anos e agora nós temos a expectativa de que 100% dos municípios recebam o benefício, pois hoje contamos apenas com 18%. E este é um benefício que atinge diretamente na melhoria da qualidade de vida e na saúde do aparecidense, pois”, pontuou o prefeito.

De acordo com o diretor da Odebrecht Ambiental, Luis Augusto Rossi, a expectativa da empresa é de que até o final de 2017, sejam implantadas as redes de coleta de saneamento básico em 70% das residências que já possuem rede de água. “Nosso contrato de concessão é de 30 anos e temos que implantar universalizar o serviço até 2019. Mas até o final do próximo ano avançaremos bastante em diversas regiões da cidade”.

Os representantes da empresa apresentaram um balanço do que já foi realizado, como a retomada das obras da ETE Santo Antônio, cuja primeira etapa será concluída neste primeiro semestre, beneficiando 145 mil habitantes, a reforma da ETE Cruzeiro e de três elevatórias. Todo o trabalho desenvolvido em Aparecida de Goiânia prevê investimentos na ordem de R$ 660 milhões.

O secretário Mário Vilela questionou o andamento das obras de esgotamento sanitário na região do setor Garavelo e Santa Luzia, duas das mais adensadas do município. E segundo o diretor da empresa, a região do Santa Luzia já está em andamento. “Na região do Garavelo ainda estão sendo realizados estudos para agilizar esse processo de instalação das redes”, sublinhou o diretor de Obras, Rodrigo Lacerda.

Projeto Social – Juntamente com a implantação da rede de esgoto a Odebrecht Ambiental realiza também um trabalho social com os moradores da cidade. Este projeto será desenvolvido pela empresa Prover Saúde que terá a incumbência de visitar casa por casa, quando o serviço estiver sendo executado, explicando os benefícios para a melhoria da qualidade de vida dos aparecidenses e também a melhoria na saúde.

“Nosso intuito é desenvolver a cultura do saneamento nas regiões que vão recebendo as redes de coleta de esgoto. O trabalho, que será executado em três anos, é norteado por três eixos: mobilização e organização da comunidade beneficiada; educação sanitária e ambiental para os moradores e geração de trabalho e renda. Para isso precisamos de firmar parceria com as secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social”, frisou a diretora da Prover Saúde, Maria Júlia Arraes.

O prefeito Maguito Vilela encerrou a reunião colocando toda a prefeitura a disposição da empresa que fará o projeto social com os moradores. “O que precisarem das nossas secretarias podem solicitar que serão atendidos, pois também temos a finalidade de sempre promover o melhor para o morador da cidade e esse projeto ajudará a todos a entender como será esse processo de implantação das redes de esgoto e depois delas, pois eles precisarão fechas suas fossas sanitárias, que hoje oferecem riscos”.

Presenças –  Participaram da reunião os secretários Léo Mendanha (ASA), Euler Morais (Governo e Integração Institucional), Domingos Pereira (Educação), Vânia Cristina Oliveira (Saúde) e José Ribamar (Assistência Social). Além dos diretores da Prover Saúde, Afonso Moreira e Rosângela Cortes; do diretore de Operação e Manutenção da Odebrecht Ambiental, Christian Fonseca; da assistente social Janaína Ponce; da analista de reponsabilidade sócio-ambiental, Iacy Lima e do gerente de sustentabilidade, Marcelo Simões.