9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes - Secom

Aparecida de Goiânia, 10 de março de 2016A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove nesta sexta-feira (11), em todos os órgãos ligados à Prefeitura de Aparecida de Goiânia, o Dia D contra o mosquito Aedes aegypti. A ação faz parte da campanha do governo federal contra o Aedes, iniciada em 1° fevereiro de 2016, por meio de decreto n° 8.662. O objetivo do Dia D, é que todos os servidores se tornem agentes fiscalizadores dentro do seu ambiente de trabalho. A força-tarefa acontecerá simultaneamente em todo país e envolve órgãos federais, estaduais e municipais.

De acordo com o decreto, devem ser objetos de vistoria e limpeza todas as áreas internas e externas e o entorno das instalações públicas. Além das 25 secretarias e da sede da Prefeitura, se mobilizarão também os servidores das 40 unidades de saúde, 59 unidades escolares, 19 Centros de Educação Infantil, Câmara de Vereadores e todos os departamentos ligados aos órgãos municipais.

A secretária Municipal de Saúde, Vânia Cristina Rodrigues, se reuniu na manhã desta quinta-feira (10) com representantes de cada órgão para traçar estratégias, dar orientações sobre como deve ser a vistoria e explicar o preenchimento da ficha de campo, que será enviada ao Ministério da Saúde. Durante a reunião, também ficou definido que cada repartição pública se organizará com seus servidores, durante o expediente, sem prejudicar o atendimento à população.

“Precisamos conscientizar cada órgão sobre os cuidados com seu prédio e obras espalhadas pela cidade. Não temos agentes suficientes para fiscalizar todas as repartições, e ao mesmo tempo, os 243 bairros do município. Vamos colocar um agente supervisionando cada secretaria e todos os outros à disposição para qualquer intercorrência durante a ação. Após o dia D, faremos uma capacitação com os servidores para que esse trabalho continue sendo feito, pelo menos uma vez por semana”, explicou Vânia Cristina Rodrigues.

De acordo com o departamento de Vigilância em Saúde Ambiental, ligado à SMS, os funcionários devem verificar se há possíveis criadouros do mosquito pelas dependências dos prédios públicos. “Caixas d’água, cisternas, pneus, vasos de plantas, tanques, depósitos, lavatórios, calhas, registros e qualquer lugar que possa acumular água parada deve ser verificado e eliminado, se possível”, enfatizou a Diretora de Vigilância em Saúde Ambiental, Fernanda Fagundes.

No caso de criadouros não elimináveis como poços e piscinas, por exemplo, é preciso que o tratamento adequado seja feito pelo órgão. Caso necessite de larvicida, a secretaria deve agendar com departamento de Vigilância, uma visita de um agente de endemias.

Nas escolas e unidades de saúde, que possuem maior contato com o povo, o objetivo é que o trabalho de conscientização atinja também a população. “Nas escolas, por exemplo, além dos servidores, é importante que a ação envolva pais e, principalmente, os alunos”, acrescentou Fernanda. A Secretaria de Indústria e Comércio vai mobilizar ainda, as empresas e indústrias do município, por meio de um comunicado oficial, orientando a vistoria nas unidades privadas.

Boletim técnico

Durante a reunião desta quinta-feira (10), o coordenador de Vigilância em Saúde Ambiental, Iron Pereira, distribuiu para cada representante uma ficha de campo. O documento deve ser preenchido conforme orientações da Vigilância, contendo data, órgão, bairro, número da quadra ou área pública, quantia de departamentos vistoriados de cada secretaria e quantidade de focos encontrados.

“O boletim técnico, com todas as informações das fichas de visitas, será encaminhado para o Ministério da Saúde, para controle do governo federal. Em virtude dos novos vírus transmitidos pelo Aedes aegypti, como zika e chikungunya, a nossa mobilização é permanente em Aparecida. Por isso é importante envolver todos os segmentos da sociedade em ações como essa”, ressaltou Iron Pereira.

SUGESTÃO DE PAUTA

Assunto: Órgãos municipais de Aparecida realizam vistoria no Dia D contra o Aedes aegypti nesta sexta, 11.

Data: 11 de março de 2016, sexta feira.

Horário: a partir das 8 horas, conforme organização de cada secretaria.

Local: Todos os órgãos municipais da Prefeitura de Aparecida.