Aparecida de Goiânia, 11 de dezembro de 2013 – Aparecida de Goiânia acaba de receber uma das maiores obras de Mobilidade Urbana de sua história. Com recursos da Corporação Andina de Fomento, o prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela (PMDB), inaugurou na tarde desta quarta-feira (11) o Complexo Viário Norte Sul 3 (NS-3), via que interliga o centro da cidade até Goiânia. Cerimônia contou com a presença da diretora executiva da Corporação Andina de Fomento (CAF) no Brasil, Moira Paz-Estenssoro.
Na ocasião foi feita a visita por todo o trajeto da obra com uma pequena parada em uma rotatória do Pólo Industrial onde foram plantadas mudas de Cafezinho do Cerrado, uma planta nativa. “Esta é uma das obras mais importantes de todo o meu governo em Aparecida. Além de ser uma rota alternativa que ajuda a desafogar a Br-153 e trazer bem estar aos motoristas, ao acabar com a poeira ela melhora a saúde das crianças e idosos, traz dignidade aos moradores e embeleza nossa cidade”, afirma Maguito Vilela.
“O cidadão é o mais imporante. As pessoas poderão chegar mais rapidamente ao trabalho, aos hospitais e escolas. É uma grande alegria poder participar desta inauguração taõ importante para a cidade. Nem todo mundo pode dizer ‘eu faço. Eu governo. Aqu estão os resultados. Aqui em Aparecida o Maguito Vilela pode dizer’”, ressata a diretora executiva do CAF, Moira Paz-Estenssoro.
A via NS3 faz parte dos três Eixos Estruturantes, vias que servirão de rotas alternativas entre Goiânia e Aparecida e que tem início na Avenida Independência, passa pelo Pólo Industrial, atravessa o Córrego Santo Antônio até a Vila Maria, chegando à Avenida São Paulo, na divisa com Goiânia. Os recursos, mais de R$ 70 milhões, são oriundos do CAF, instituição que oferece financiamento com baixos juros e carência de quatro anos para intervenções de infraestrutura, saneamento básico e desenvolvimento social.
“Nós já asfaltamos 90 bairros em toda a cidade desde que 2009. Ainda faltam 46 para serem pavimentados. Agora tenho uma notícia em primeira mão para vocês. Eu acabei de ordenar aos meus secretários para que mandem licitar o valor para que possamos pavimentar todos os bairros que ainda não receberam o benefício em nosa cidade. Até meados de 2015 não ficará uma rua nesta cidade sem asfalto”, anunciou Maguito Vilela durante a inauguração do Eixo Norte-Sul 03.
Além da construção da via e de uma ponte de 30 metros de extensão por 19 metros de largura que atravessa do Rio Santo Antônio, também foram instaladas as redes de água tratada e de esgoto na Vila Maria. Na região estão sendo realizados 330 mil metros quadrados de pavimentação, 20 mil metros quadrados de galerias pluviais e 140 mil metros quadrados de rede de esgoto. Além destas obras, a região está sendo beneficiada com a Unidade Básica de Saúde (UBS) do setor Cândido de Queiroz, orçada em pouco mais de R$ 1 milhão, com recursos do Governo Federal.
O presidente da Associação dos Moradores da Vila Maria, Hélio Martins, falou em nome dos moradores da região e ressaltou que foram mais de 40 anos de espera pelo benefício. “É um sonho realizado e que vai trazer diginidade para todos nós que vivemos aqui. Esta obra é um casamento entre a Vila Maria e o Centro de Aparecida e vai facilitar o trânsito para todos nós”, festejou Hélio Martins. Ele ressaltou, ainda, que 99% da Vila Maria já estão asfaltados.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)