Aparecida de Goiânia, 12 de fevereiro de 2014 – O prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela (PMDB), visitou na tarde desta quarta-feira (12), o Galpão de Triagem de Resíduos Sólidos, próximo ao aterro sanitário do município. O local completou um mês de funcionamento no último dia 08 de janeiro e a visita foi uma oportunidade de o prefeito reiterar o importante trabalho que os catadores de papel realizam dentro do Projeto Cooperar Reciclando com Dignidade, elaborado pela prefeitura em atendimento à Política Nacional de Reciclagem, do Governo Federal. “Com o galpão demos a oportunidade de uma vida mais digna às famílias que antes trabalhavam no aterro sanitário sem condições de higiene, saúde e segurança”, ressaltou o peemedebista.
Durante a visita do prefeito ao galpão o presidente da Cooperativa de Catadores de Papéis de Aparecida (Coocap), Diogo Lopes Duarte, agradeceu a prefeitura pela construção do galpão e das casas que estão sendo entregues gradativamente no setor Retiro do Bosque às famílias de catadores. O presidente da Coocap disse ao prefeito que a única reivindicação dos cooperados, no momento, é com relação ao meio de transporte, já que a região não possui linha de ônibus. “Estamos muito satisfeitos e felizes com o trabalho que estamos desenvolvendo aqui no galpão, mas queremos que a prefeitura continue ajudando e motivando o nosso trabalho. Hoje o que a gente mais precisa é de um meio de transporte para nos trazer para cá pela manhã e nos deixar em casa no final do dia”, pediu.
De acordo com a coordenadora de Resíduos Sólidos, Márcia Nayane, um estudo realizado por uma empresa de transporte coletivo apontou que a demanda do Setor Retiro do Bosque e Vale dos Sonhos é pequena e inviabiliza a instalação de uma linha de ônibus. O prefeito se comprometeu a resolver o problema e autorizou o Secretário de Desenvolvimento Urbano, Rodrigo Gonzaga Caldas, a estabelecer uma parceria para garantir o transporte aos catadores. “Quanto ao transporte, já é um problema resolvido, o que vocês não podem, é deixar de fazer esse brilhante trabalho aqui no galpão”, sublinhou o prefeito.
A visita ao galpão contou com a presença também da Secretária de Assistência, Carmem Sílvia; Comunicação, Ozeias Laurentino Júnior; Defesa Social e Guarda Civil, Sargento Cachoeira; Governo e Integração Institucional, Euler de Morais; Regulação Urbana e Rural, Jório Rios, além do presidente da Câmara de Vereadores, Gustavo Mendanha.
Aterro Sanitário – Atendendo à resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA), o acesso de pessoas para a retirada de material reciclável no Aterro Sanitário foi fechado em definitivo em janeiro deste ano. Próximo ao local foi construído um Galpão de Triagem que oferece mais conforto, segurança e trabalho digno às famílias que vivem da coleta seletiva. Os catadores podem usufruir de todo o maquinário disponível como esteira, balanças e prensas, que facilitam a separação e manuseio do lixo reciclável. O terreno onde foi construído o galpão foi doado pela prefeitura e possui 1,2 mil metros quadrados.
Com apenas um mês de funcionamento, os 32 trabalhadores que atuam no Galpão de Triagem de Aparecida conseguiram comercializar mais de 60 toneladas de material reciclável. O Secretário de Desenvolvimento Urbano, Rodrigo Caldas lembrou que o trabalho facilitado, longe do aterro sanitário, resultou na valorização e ampliação do material coletado e pediu o empenho da população na coleta seletiva. “A população também pode participar do processo de inclusão social das famílias de catadores colaborando com a coleta seletiva realizada pela prefeitura”.
Coleta Seletiva – A coleta seletiva foi implantada pela prefeitura em 2010 e recolhe uma média de cinco toneladas de matérias recicláveis por dia em mais de 68 bairros de Aparecida. Esses materiais são divididos entre as duas cooperativas registradas até o momento no município (Coocap e Coorfap). “Até o final do ano, o serviço será estendido a mais 60 bairros, aumentando ainda mais a possibilidade de renda dos cooperados”, reiterou Márcia Nayane.
A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) regulamentada pela Lei nº 12.305/10 e aprovada pelo Congresso Nacional em 02 de agosto de 2010 institui a responsabilidade compartilhada dos geradores de resíduos de fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, dos cidadãos e dos titulares de serviços de manejo dos resíduos sólidos urbanos.
A Lei Municipal nº 2.817/2009, aprovada em 04 de junho de 2009, institui o serviço de colocação, permanência e coleta de caçambas para a coleta de resíduos inorgânicos nas vias e logradouros públicos do município de Aparecida. De acordo com a lei municipal, a Prefeitura de Aparecida se compromete a utilizar a porcentagem mínima de 25% de resíduos sólidos limpos em obras de pavimentação, calçamento, prevenção de erosões e também na construção civil.
Relação de novos setores contemplados pelo Programa Coleta Seletiva desde 09 de dezembro de 2013
Bairro Hilda
Cj. Res. Santa Fé
Cj. Estrela do Sul
Jd. Helvécia
Bairro Cardoso 1
Setor Garavelo 1
Setor Garavelo 2
Jardim Tropical
Independência Mansões I
Independência Mansões II
Independência Mansões III
Bairro Cardoso 2
Conjunto Vera Cruz
Mansões Paraíso
Papilon Parque
Alva Luz
Parque Veiga Jardim I
Parque Veiga Jardim II
Parque Veiga Jardim III
Parque Veiga Jardim IV
American Park
Parque Floresta
Vila Maria
Jardim Bonanza
Parque Santa Cecília
Res. Cand. De Queiroz
Vila Alzira
Jardim Mont Serrat
Parque Primavera
Jardim Imperial
Relação de setores contemplados pelo Programa Coleta Seletiva desde 17 de setembro de 2012
Bairro Vera Cruz
Centro
Conjunto Cruzeiro do Sul
Cidade Satélite São Luiz
Cidade Vera Cruz
Jardim Bela Morada
Jardim Belo Horizonte
Jardim Cristal
Jardim Esmeralda
Jardim Ipanema
Jardim Iracema
Jardim Luz
Jardim Maria Inês
Jardim Nova Era
Jardim Rio Grande
Jardim Rosa do Sul
Jardim Santo Antônio
Jardim Pampulha
Jardim Progresso (conjunto Liberdade)
Parque Real
Parque Rio das Pedras
Recanto dos Emboabas
Residencial Brasicom
Residencial Storil
Setor Araguaia
Setor Belo Horizonte
Setor dos Afonsos
Setor Santos Dumont
Setor Santo André
Vila Brasília
Vila São Joaquim
Vila São Manoel
Vila Mariana
Vila São Tomas
Vila Sul
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)