Aparecida de Goiânia, 17 de agosto de 2016 – Os cemitérios municipais Jardim da Esperança e Central oferecerão serviço especial ao público no feriado do Dia de Finados, no próximo 2 de novembro. Serão montadas tendas e a Paróquia Nossa Senhora Aparecida celebrará missas de hora em hora nos dois cemitérios. Uma Central de Atendimento e funcionários posicionados estrategicamente em cada quadra dos cemitérios também auxiliarão os visitantes na localização dos túmulos.
Segundo a secretária de Regulação Urbana, Cilene Alves Batista, cerca de 50 trabalhadores ficarão responsáveis pela orientação aos visitantes. “No Cemitério Central, além da orientação normalmente oferecida, foram disponibilizados computadores com a digitalização das informações dos cemitérios para facilitar a localização das sepulturas” – conta.
Como em todos os anos, a Prefeitura solicitou à Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC) uma linha de ônibus que sairá, de hora em hora, do Terminal Araguaia com destino ao Setor Buenos Aires, onde está localizado o cemitério Jardim da Esperança, o maior cemitério público da cidade. A linha especial é a 103 e funcionará em caráter especial apenas no dia 2, das 7 às 18h.
Segundo a Central de Óbitos e Controle de Sepultamentos da Secretaria de Regulação Urbana do município, cerca de 100 mil pessoas devem visitar os cemitérios de Aparecida durante o feriado. Ações de manutenção, como limpeza geral, roçagem de mato alto e poda de grama, são realizadas periodicamente, mas foram reforçadas para a ocasião. Além disso, os espaços municipais receberam pintura, acabamento, reposição de material quebrado e/ou danificado, e melhorias nos banheiros, capelas e revitalização do ossuário.
Concessões de uso temporário
A Secretaria de Regulação Urbana convoca as famílias que possuem entes sepultados há mais de cinco anos nos cemitérios municipais para a remoção dos restos mortais enterrados por concessões de uso temporário. Os familiares devem procurar a Central de Óbitos e Controle de Sepultamentos, que fica na Rua 04, quadra J-A APM, Setor Araguaia.
A secretaria esclarece que, caso as famílias não se manifestem, os restos mortais de pessoas sepultadas há mais de cinco anos serão retirados das covas rasas e levados para o ossuário – de acordo com o Decreto Municipal n° 167, de 27 de junho de 2013. Mais informações pelo telefone 3545-5954.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)