Aparecida terá Conselho de Inteligência para pensar seu futuro

9 de maio de 2017

9 de maio de 2017


Foto: Valdir Antunes

Aparecida de Goiânia, 07 de março de 2013 – A formação de um grupo de inteligência que discutirá formas e projetos para o futuro de Aparecida de Goiânia foi discutida hoje, 07, durante reunião entre o prefeito Maguito Vilela (PMDB) e seus auxiliares. Segundo o peemedebista, Aparecida vive hoje um momento extraordinário, de avanços e bom relacionamento com os governos Estadual e Federal, que deve ser aproveitado para melhorar a qualidade de vida da população.

 

“A ideia inicial é conversar com pensadores, acadêmicos e empresários que possam ajudar a preparar Aparecida para os próximos anos. Pensar uma cidade do futuro, com desenvolvimento de qualidade. Criar um grupo capaz de planejar o crescimento da cidade para que daqui a 20 ou 30 anos tenhamos uma cidade melhor de se viver”,enfatizou.

 

Atualmente, Aparecida tem projetos ousados, que já visam o crescimento com qualidade, como a construção do campus da Universidade Federal de Goiás; o Polo Tecnológico; a construção dos eixos estruturantes, que irão desafogar o trânsito no perímetro urbano da Br-153; a Avenida da Paz; e o Aeroporto Executivo. “São investimentos que atrairão mais empresas para a cidade e mais desenvolviment, além de outras ações de integração e maior comunicação com a população”, pontuou o secretário da Fazenda, Carlos Eduardo de Paula Rodrigues.

 

PARCEIROS – Definido prelimarmente como Conselho de Inteligência, o grupo que projetará o futuro de Aparecida terá objetivo buscar soluções inteligentes, sustentáveis e harmônicas para os problemas atuais da cidade. O reitor da Universidade Federal de Goiás, Edward Madureira, que também participou da reunião, disse que a universidade está pronta para ajudar nesse processo de evolução de Aparecida.

 

“Anteriormente éramos nós que procurávamos os gestores públicos para fazer uma parceria. O fato de o gestor (toda a administração de Aparecida) nos procurar é bastante positivo e produtivo. Será um desafio estimulante pensar em uma Aparecida para o futuro, e a UFG entrará de cabeça neste projeto. Temos especialistas nas áreas de urbanismo e arquitetura, dentre outras, que poderão ajudar muito”, informou o reitor da UFG.

 

Assim como a UFG, a PUC e o IFG também aceitaram a parceria com a prefeitura no projeto inovador. O reitor da PUC, Wolmir Amado, se colocou à disposição do município para dialogar sobre projetos que atendam as expectativas de uma cidade no futuro. O reitor do IFG, Paulo César Pereira, também aprovou a iniciativa e destacou que o diálogo entre a academia e a gestão pública só tende a render bons frutos. “Esta é uma ação visionária do prefeito Maguito. E é de grande importância discutir o futuro da cidade, e planejar seu crescimento, antecipando soluções aos seus problemas”, explanou.

 

O consultor da Empresa Mackena Consultoria e Participações, Thomas Kim, avaliou positivamente a reunião, que segundo ele, serviu para consolidar o projeto e seus parceiros.  Kim ressaltou ainda o enorme potencial de Aparecida e a necessidade de aproveitá-lo de forma planejada. “Faremos um grande desenho da cidade, observando o que o município é hoje e qual o seu potencial para daqui há 10, 20 anos. Com este desenho observaremos as áreas que mais precisam de investimento e as formas mais eficazes de promover o desenvolvimento do município”, frisou Kim.

 

O secretário municipal de Governo, Euler de Morais, explicou que o crescimento da cidade teve origem de forma atropelada, mas que ainda é possível planejar sua continuidade. “Se pensarmos esse crescimento com planejamento poderemos ter uma cidade mais produtiva e evoluída. Aparecida tem potencial para crescer. É preciso entender, no entanto, que não é mais possível improvisar. Precisamos pensar em uma cidade melhor, moderna, mas sensível às necessidades de sua população, à sua mobilidade e acessibilidade e ao desenvolvimento sustentável também”, explanou.

 

PRESENÇAS – Estiveram presentes na reunião o vice-prefeito Ozair José; o consultor da empresa Mackena Consultoria e Participações, Thomas Kim; os reitores Edward Madureira (UFG), Paulo César Pereira (IFG) e professor Wolmir Amado (PUC-GO); o deputado Estadual Daniel Vilela (PMDB); o presidente da Câmara de Vereadores, Gustavo Mendanha; o presidente da Aciag, Eriberto Egídio; os secretários Carlos Eduardo de Paula Rodrigues (Fazenda), Ozéias Laurentino Júnior (Comunicação), Euler de Morais (Governo), Domingos Pereira (Educação), Marcos Alberto Campos(Indústria e Comércio), Afonso Boaventura (Planejamento); e os empresários Marcos Bernardo Campos, Ricardo Zupani, José Luis Celestino, José Costa, Mário César de Paiva e Oswaldo Zili. 

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)