Ação integrada previne danos nas imediações do Córrego Santo Antônio

9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes - Secom

Aparecida de Goiânia, 16 de outubro de 2013 – Com o objetivo de prevenir o alagamento das residências dos bairros Jardim Paraíso e Vila Maria, a Prefeitura de Aparecida iniciou hoje, 16, uma ação integrada preventiva para limpeza da margem e do leito do Córrego Santo Antônio, que corta a BR-153 na altura da empresa Mabel. A ação faz parte do programa de prevenção e minimização de acidentes e desastres naturais do município e visa, neste local, evitar alagamento de residências nos bairros Jardim Paraíso e Vila Maria como ocorreu nos últimos dois anos.

Neste trecho do córrego, existe um bueiro celular duplo, tomado por entulho. O manancial sofreu, ainda, ação criminosa de empresas que desmataram recentemente a mata ciliar em todo o comprimento da rede de energia, deixando árvores, galhos e entulhos no local. A Prefeitura trabalha para identificar os responsáveis. Enquanto isso, determinou a ação imediata de limpeza. O trabalho envolve as secretarias de Desenvolvimento Urbano, Infraestrutura, Meio Ambiente, Defesa Civil, Governo e Integração Institucional, Comunicação e Vigilância Epidemiológica.

“Nosso objetivo é fazer uma prevenção em todas as áreas de risco do município e, não por acaso, todas elas encontram-se diretamente ligadas às APPs  – Áreas de Proteção Permanente – que no passado foram irregularmente loteadas. Em todos os pontos da cidade em que existem pontes e bueiros estamos fazendo esse trabalho, para minimizar os riscos aos moradores”, salientou o prefeito Maguito VIlela. Neste trecho, em especial, o ideal é a construção de uma ponte. “Mas até que o Dnit inicie o projeto, o município fará a manutenção e prevenção de acidentes”, completou.

Além da limpeza, o município fará o monitoramento posterior do trecho para acompanhar a situação estrutural do bueiro, que já não comporta o volume de água das chuvas e apresenta estrutura debilitada. O bueiro deve ser substituído por uma ponte pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), mas a obra não terá início este ano. Em função disso, o órgão também coopera com a ação integrada do município cedendo maquinário. A Prefeitura acionou, ainda, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Rodoviária Federal para dar suporte à ação.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano, Rodrigo Caldas, que coordena o trabalho das equipes, 50 homens da Limpeza Urbana do município foram escalados para a ação. A Semma e a Defesa Civil, além do levantamento prévio de todas as áreas de risco, continuarão fazendo a fiscalização e monitoramento após a limpeza, evitando novas ações criminosas e acionando os órgãos responsáveis em caso de mudanças no quadro de cada área de risco.

Já a Secretaria de Infraestrutura também destinou máquinas e caminhões. O trabalho é realizado por três caminhões basculantes, três carrocerias de madeira, uma retroescavadeira hidráulica PC, uma pá mecânica e uma motosserra.

Segurança durante as chuvas

O presidente da Associação de Moradores do Jardim Paraíso, Orlanes Maranhão, classificou a parceria como essencial para a segurança da população dos bairros da região e para preservar os benefícios já conquistados. “A nossa região melhorou muito, recebemos o asfalto, a Vila Maria está quase concluída também, mas o córrego oferece perigo porque se alagar, todo esse benefício fica ameaçado. É muito importante que o problema seja visto e cuidado agora, evitando prejuízos”, explicou o líder comunitário, acompanhado pelo presidente da Associação de Moradores da Vila Maria, Hélio Martins.

A expectativa da Prefeitura é que a limpeza do Santo Antônio seja concluída amanhã. Os proprietários das chácaras próximas ao córrego foram acionados para colaborar e retirar o gado das margens do manancial. “Este mesmo trabalho em regime de mutirão vem sendo feito desde o início do ano e já atendeu 90% dos bueiros e galerias pluviais”, afirmou o superintendente de Proteção e Defesa Civil do Município, Juliano Cardoso.

Com o início do período chuvoso, as atenções se redobram e o trabalho de limpeza será repetido sistematicamente nas 12 microbacias hidrográficas do município. “Atuaremos em todos os córregos que as compõem, como o Almeida, Tamanduá, Córrego Pipa, Córrego Lajes e os demais”, enumerou o superintendente.

RECICLAGEM – Márcia Nayane, coordeandora da Coleta Seletiva em Aparecida, serviço ligado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano, explicou que todo o lixo retirado desses pontos em condições de serem reaproveitados serão encaminhados à Cooperativa de Trabalhadores de Materiais Recicláveis Feminina de Aparecida de Goiânia, a COOFAP.

“Nesses locais há presença de muitas garrafas pet, madeira, plástico, vidro. E tudo isso pode ser reaproveitado gerando renda às cooperadas e dando destinação correta ao lixo”, pontuou a coordenadora da Coleta Seletiva, que faz a ponte entre as secretarias que integram a ação e a cooperativa.